Os navios de cruzeiro que vão servir de acomodação para os participantes da trigésima Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP30, já estão em Belém.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, acompanhou, nesta terça-feira, a chegada das embarcações e garantiu que o trajeto até o local do evento vai ser feito com rapidez e segurança.
Segundo Rui Costa, o deslocamento do porto até o Parque da Cidade de Belém será realizado por ônibus oficiais da conferência, operando de forma contínua e gratuita. O percurso, com cerca de 20 km de extensão, terá menos de 30 minutos de duração, além de utilizar faixas exclusivas do BRT e a nova ponte de acesso rápido.
Para o ministro, a construção desse porto viabiliza operações de turismo e de grandes navios de carga:
“Esse porto foi feito em cinco meses, um desafio de engenharia extraordinário, e isso eu diria que é um dos principais legados para a COP, legado de infraestrutura portuária, de desenvolvimento socio-econômico para o Estado Pará e para a cidade de Belém. Isso aqui é um equipamento, portanto, que coloca Belém e o Pará na rota do grande turismo náutico”
Localizado na Região Metropolitana de Belém, o Porto de Outeiro passou por uma revitalização completa, transformando-se em um terminal moderno e capaz de receber navios de cruzeiro de grande porte. Rui Costa lista as obras realizadas.
“São muitas obras de infraestrutura , obras de macrodrenagem, obras de saneamento, de abastecimento de água, de infraestrutura portuária, de infraestrutura viária, de BRT. Portanto, são R$ 6 bilhões de investimentos aqui do governo federal no Pará e em Belém, só para a COP.”
As obras na cidade de Belém geraram mais de 1.500 empregos diretos e indiretos e fazem parte do conjunto de ações do governo federal destinadas à modernização da infraestrutura de transportes da região amazônica.