Em 2025, QUATRO RODAS comemora 65 anos e, acompanhando as comemorações, o prêmio Os Eleitos chega aos seus 25 anos, provando o seu papel como uma pesquisa feita para medir o nível de satisfação dos proprietários com seus carros. O resultado é único por trazer a visão de quem realmente comprou o automóvel e vive uma experiência real com ele.
A análise vai muito além da ficha técnica, mergulhando na convivência do motorista com o veículo. A pesquisa parte dos 50 modelos mais vendidos do mercado e convida seus donos a avaliarem 23 aspectos fundamentais, como custos, design, desempenho, segurança e conforto.
Os eleitores respondem às perguntas com notas que vão de 0 a 5, mesmo critério adotado pelas plataformas digitais que avaliam produtos e serviços.
Para garantir a lisura do processo, os participantes precisam informar o CPF e a placa do veículo (substituindo o Renavam exigido até 2023), comprovando a posse do automóvel. Respostas de carros que não atingem um volume mínimo de avaliações são descartadas para assegurar a relevância estatística. Neste ano, 26 modelos chegaram à fase final da apuração.
O resultado final gera uma pontuação que permite comparar o grau de contentamento entre carros de diferentes categorias. Ou seja, o modelo com a maior nota é, indiscutivelmente, aquele que mais agrada seu proprietário, seja ele um hatch compacto, sedã, picape ou SUV.
Este ano, como fazemos sempre, houve uma adequação na classificação dos carros, seguindo a evolução do mercado. Assim, entre os SUVs, eliminamos a premiação para os SUVs cupês, colocando esses modelos junto aos SUVs tradicionais, de acordo com o porte: compacto, médio e grande. Com participação de mercado cada vez menor, por falta de oferta, os hatchbacks disputam em uma única categoria, enquanto os sedãs estão divididos entre compactos e médios.
A análise não se limita ao produto. A experiência do consumidor com a rede de concessionárias é um pilar crucial da satisfação. Por isso, Os Eleitos também mede a percepção dos motoristas em relação ao atendimento de pós-venda, revelando quais marcas cuidam melhor de seus clientes (e dos carros deles).
Acompanhe a seguir os resultados da pesquisa deste ano, mostrando os carros e as fabricantes que se destacaram na opinião de quem mais importa: o dono.
| PONTUAÇÃO Na premiação Os Eleitos, a voz do consumidor é soberana. São os próprios donos que elegem os melhores carros e o atendimento pós-venda das marcas. A avaliação é completa: os proprietários analisam seus veículos a partir de 23 critérios, distribuídos por nove categorias, que vão de custos e confiança a conforto e manutenção. O serviço de pós-venda, por sua vez, é avaliado em oito pontos.O resultado é um índice de satisfação que cruza a expectativa do motorista com a performance real do veículo. Um dono de SUV, por exemplo, é naturalmente mais exigente com espaço interno do que o de um hatch compacto. O índice leva isso em conta, permitindo que carros de diferentes segmentos sejam comparáveis ao medir o quanto cada modelo consegue, de fato, satisfazer seus clientes.A pontuação é simples de entender: índices acima de 100,9 mostram que o carro superou as expectativas, enquanto notas entre 100,3 e 100,9 indicam que ele correspondeu ao esperado. Valores abaixo de 100,3, no entanto, sinalizam a insatisfação do proprietário. |
ATRIBUTOS PESQUISADOS
Estes são os 23 itens avaliados, divididos em nove categorias, para a obtenção dos índices de satisfação.
Custos
Preço de revenda; Preço de compra; Preço de seguro; Preço de peças; Consumo urbano; consumo rodoviário
Confiança na marca
Ser um fabricante confiável
Cobertura da rede Ser um fabricante com ampla rede de concessionárias Design/Modelo Ser um projeto moderno; Design do carro Desempenho Rapidez no arranque Segurança Estabilidade nas curvas; Transmitir segurança; Presença de itens de segurança Dirigibilidade Facilidade de ultrapassagem; Oferecer boa visibilidade; Facilidade de acesso aos comandos Conforto Acabamento interno; Baixo nível de ruído; Espaço interno; Espaço do porta-malas; Presença de equipamentos Manutenção Durabilidade/resistência das peças |
Hatches compactos

1º – Renault Kwid
Demonstrando que é possível aliar baixo custo a uma boa aceitação do público, o Renault Kwid, carro mais barato do Brasil, surpreendeu ao liderar a satisfação dos clientes na categoria dos hatchbacks. Seu desempenho geral foi tão positivo que o posicionou em um impressionante quarto lugar no ranking geral, um feito notável para um veículo de entrada. O principal trunfo apontado pelos proprietários é o excepcional consumo de combustível, que lhe rendeu a nota 9,20, tanto na cidade quanto na estrada. Sua lista de equipamentos também foi um destaque, com nota 9,09, por só não ter central multimídia na versão de entrada.
No entanto, o modelo enfrenta críticas importantes, como o elevado ruído interno, que recebeu a nota 7,30. Seu desempenho em ultrapassagens também se mostrou limitado, consequência de ter um motor 1.0 aspirado de apenas 71 cv, resultando na nota 7,55. A experiência de pós-venda da marca foi outro ponto de queixa, com a disponibilidade de peças de reposição recebendo nota 7,86, após os clientes reclamarem do tempo de espera para fazer um reparo. Por fim, a acentuada desvalorização na hora de revender o subcompacto é uma das maiores reclamações, sendo avaliada com nota 7,57.
2º – BYD Dolphin Mini
Um ano após o lançamento, o Dolphin entrou em Os Eleitos como o campeão da edição 2024. Este ano, quem ganhou espaço foi o Dolphin Mini, conquistando a segunda posição entre os hatches. Seguindo a estratégia dos chineses atuais, de oferecer mais tecnologia em um carro híbrido ou elétrico, o BYD acabou pontuando mais nestes tópicos, com nota 9,78 para a modernidade e 9,73 para os equipamentos de segurança. Por ser elétrico, o consumo também foi apreciado pelos donos, com 9,75 para o rendimento urbano e uma boa nota 9,23 na estrada.
3º – Hyundai HB20
Retornando ao pódio na terceira posição este ano, o Hyundai HB20 reafirma sua imagem de um veículo bem equilibrado na percepção de seus proprietários, que concederam notas superiores a 8 em todos os quesitos avaliados. O hatch se destaca principalmente pelos seus itens de segurança, que receberam a expressiva nota 9,58, e pela alta confiabilidade da marca, avaliada com 9,51. Por outro lado, seu ponto mais fraco foi o preço, com nota 8,05. O desempenho foi mais um item de atenção, pontuando 8,15 nas arrancadas e 8,12 nas ultrapassagens.
Sedãs compactos

1º – Volkswagen Virtus
O sedã VW Virtus rendeu à marca o primeiro lugar nesta categoria pelo segundo ano consecutivo. Sua aprovação entre os proprietários é notável, com diversos pontos recebendo avaliações altas. O quesito espaço interno, por exemplo, é um dos mais elogiados. Neste aspecto, ele recebeu a avaliação quase perfeita dos clientes, com a nota 9,83. Adicionalmente, o porta-malas de 521 litros, que se posiciona como um dos maiores da categoria, também levou nota alta. Este é um diferencial de grande importância para as famílias, alcançando a mesma média 9,83.
No quesito eficiência, seu consumo de combustível na estrada apresentou ótimos resultados. Este se tornou um ponto forte muito apreciado pelos proprietários e avaliado com nota 9,54. Por fim, a segurança foi validada com a média de 9,58. Contudo, o modelo apresenta um ponto fraco que destoa das demais qualidades. O acabamento interno, não é de hoje, foi alvo de críticas por parte dos seus donos. Este aspecto recebeu apenas 7,13 pontos, a menor nota entre todos os quesitos avaliados.
2º – Honda City
A Honda saiu-se muito bem no pós-venda e isto é visto no resultado do City. Os clientes exaltaram a confiabilidade da marca, conferindo-lhe nota 9,82, a maior entre os finalistas. Tanto o espaço interno quanto o porta-malas foram destaque, ambos com nota 9,75. Vencedor do Melhor Revenda na categoria dos sedãs compactos, o City foi bem neste quesito, com 9,08 pontos. Porém, existem reclamações sobre o preço das peças, considerado elevado e com nota 8,04. Os donos também reclamam do ruído interno (8,63), consequência do câmbio CVT.
3º – Nissan Versa
Segundo lugar em 2024, o Nissan Versa caiu para terceiro no ranking, perdendo espaço para o City. Segundo carro mais vendido da marca, aposta em uma relação custo/benefício, com a melhor avaliação no preço (8,38). O design renovado do sedã agradou bastante, conferindo-lhe uma nota melhor do que a dos rivais, de 9,42. A lista de equipamentos de assistência à condução também é um ponto de grande aprovação (9,50). Contudo, o modelo recebe críticas quanto ao custo das peças de reposição (7,75) e ao consumo urbano do motor 1.6 de 116 cv, resultando em nota 7,88.
Sedãs médios

1º – BYD Seal
O segmento dos sedãs médios costuma ser mais conservador, motivo pelo qual os japoneses dominaram essa categoria por tantos anos. É uma surpresa ver o BYD Seal, um carro elétrico e chinês, levar o título no Eleitos 2025. O seu desempenho superior e o design futurista são os pontos mais elogiados pelos seus proprietários. Eles consideram o carro extremamente moderno, um atributo que lhe rendeu a nota 9,89. A beleza de suas linhas também foi aclamada, conquistando a impressionante nota de 9,92, no item design.
No quesito performance, as arrancadas e acelerações receberam a nota quase máxima de 9,95. Da mesma forma, a agilidade nas ultrapassagens foram avaliadas com 9,92. Contudo, o modelo elétrico também apresentou um ponto fraco que pesou na avaliação final, por conta da desvalorização, pontuando apenas 6,69, consequência dos constantes descontos oferecidos pela marca. E o custo elevado do seguro também foi alvo de críticas, recebendo uma nota 8,15.
2º BYD King
Depois de um começo difícil, o BYD King encontrou o seu espaço no mercado e, hoje, ocupa a segunda posição no segmento. Se dependesse da satisfação dos proprietários, estaria na frente do Corolla também nos emplacamentos – embora o sedã chinês tenha superado o japonês por apenas 0,4 ponto na nota final. O fato de ter a tecnologia PHEV foi destacado como algo mais moderno que no rival, rendendo uma nota 9,75. O consumo urbano trouxe mais elogios, com os mesmos 9,70 que o elétrico Seal, e teve a melhor avaliação para o rendimento rodoviário, de 9,22.
3º Toyota Corolla
Depois de uma vitória na categoria em 2024, um ano em que se beneficiou por não ter concorrentes diretos, o Toyota Corolla enfrentou um cenário mais competitivo.
O alto índice de satisfação do sedã continua sendo impulsionado pela famosa confiabilidade, tanto da marca quanto do produto. A confiança nas concessionárias, por exemplo, foi avaliada com a nota 9,61. A durabilidade do automóvel também foi elogiada, com nota 9,46. Um dos maiores trunfos é o valor de revenda, que recebeu 9,07, um feito validado pelo seu título de campeão no prêmio Melhor Revenda 2025.
SUVs compactos

1º – Jeep Renegade
Com quase uma década de presença no mercado brasileiro, o Jeep Renegade demonstra que ainda agrada muita gente. Ele é um modelo que fez história ao longo dos anos, desempenhando um papel fundamental ao tornar a marca Jeep mais acessível ao consumidor. Embora possa não ter a mesma força de vendas do passado, ele ainda é muito bem-visto por seus proprietários. Seus pontos fortes são notáveis, especialmente por ser considerado um SUV muito bem equipado.
Os itens gerais receberam a avaliação de 9,34 por parte dos donos. O pacote de segurança, por sua vez, foi ainda mais elogiado, alcançando a expressiva nota de 9,60. O bom fôlego do motor 1.0 turbo, principalmente nas ultrapassagens, também é um grande trunfo, com nota 9,48. Contudo, o modelo carrega críticas persistentes, que impactam a experiência de uso. Mesmo com todas as mudanças feitas no projeto, o porta-malas ainda é considerado o seu principal ponto fraco. Este quesito recebeu a baixa nota de 7,47. Da mesma forma, a percepção de uma alta desvalorização na revenda também desagrada fortemente os proprietários. Neste aspecto, o SUV foi avaliado com a nota 7,39, um dos seus piores resultados.
2º – Volkswagen Nivus
A Volkswagen encontrou um nicho com o Nivus, que por muito tempo foi o único SUV cupê mais acessível do mercado. Depois de ter disputado com o Fastback em uma categoria própria para esta carroceria em 2024, agora o VW se une aos demais utilitários compactos e ainda conseguiu a vice-liderança. O seu design incomum foi considerado um de seus melhores atributos (9,63), assim como seu pacote ADAS bem completo (9,69). Reclamação concorrente sobre os carros da marca, o acabamento interno foi duramente criticado e recebeu nota 6,79.
3º – CAOA Chery Tiggo 5X
Garantindo a terceira posição em sua categoria mais uma vez, o Caoa Chery Tiggo 5X ganhou novo fôlego ao adicionar a versão Sport a sua linha, que se destaca pelo preço atraente, recebendo nota 8,93 neste quesito. Apesar de manter o mesmo visual há alguns anos, seu design ainda é muito bem avaliado pelos proprietários, com nota 9,34. A modernidade (9,52) e o elogiado acabamento interno (9,63) também são pontos de destaque. Perdeu pontos importantes por conta do seu consumo, marcando as baixas notas de 6,09 na cidade e 6,88 na estrada.
SUVs médios

1º – Jeep Compass
A Jeep conseguiu um feito notável na premiação Os Eleitos 2025. A marca venceu em três categorias distintas. Nesse cenário de sucesso, o Compass surge como o campeão entre os SUVs médios. Curiosamente, sua vitória não veio por se sobressair de forma isolada em algum critério específico da votação. O modelo não apresentou nenhuma nota que superasse individualmente todos os seus rivais diretos. Foi justamente a constância e o equilíbrio geral que o ajudaram a conquistar a cobiçada primeira posição.
Os proprietários elogiam de forma consistente a segurança do veículo, que alcançou a nota 9,54. Principalmente por ter diversos assistentes à condução, avaliados em 9,55. A qualidade dos materiais no acabamento interno também foi um ponto alto, com nota 9,23. Porém, os donos apontam que o SUV desvaloriza muito na hora da revenda, com a reduzida nota de 6,69. E que ele poderia ser bem mais econômico na cidade, um ponto fraco que lhe rendeu a nota 6,54. Estes dois quesitos financeiros representam as maiores insatisfações dos seus clientes.
2º – CAOA Chery Tiggo 7
Assim como o Tiggo 5X, o Caoa Chery Tiggo 7 ganhou mais espaço ao receber uma versão de entrada Sport. Vendida por R$ 139.990, custa o mesmo que alguns SUVs compactos. Os clientes destacaram esse valor na pesquisa, com uma nota 8,94. Pontuou muito bem nos itens de segurança (9,71) e no seu design (9,63). Há críticas sobre o preço das peças de reposição, considerado alto e com nota 7,97. A desvalorização na revenda é um problema no mercado, sendo avaliada com nota 7,58, e o consumo urbano é apontado como um ponto fraco, com nota 7,13.
3º – Volkswagen Taos
A VW já apresentou o Taos reestilizado, agora importado do México, e sua presença nos Eleitos 2025 mostra o potencial como produto, embora venda menos que os rivais. O SUV médio é considerado muito espaçoso, com uma nota 9,82 para a cabine e 9,85 para o porta-malas de 498 litros. A preocupação da marca com a segurança é percebida pelos donos, que atribuíram uma nota 9,71 neste quesito. Contudo, o modelo é alvo de críticas relacionadas a sua desvalorização, com nota 7,13. O acabamento interno também gera insatisfação, recebendo nota 7,35.
SUVs Grandes

1º – Jeep Commander
Além de ser o vencedor entre os SUVs grandes, o Jeep Commander também foi o Grande Campeão dos Eleitos 2025. Seus clientes enalteceram de forma consistente o espaço interno e a versatilidade do porta-malas de 661 litros, conferindo uma nota 9,75 e 9,79, respectivamente. A percepção de segurança a bordo também é um ponto de grande aprovação, alcançando nota 9,64, reforçada pela robustez e tecnologias de assistência, ponto em que recebeu uma avaliação de 9,71. Adicionalmente, a usabilidade dos comandos na cabine, com controles intuitivos e de fácil acesso, recebe nota 9,68. Já nos pontos negativos, a revenda é um problema tão grande que somou apenas 6,57 pontos, a menor nota recebida pelo SUV.
O custo das peças de reposição também é visto como elevado, com nota 7,11. Tanto a desvalorização quanto o preço dos componentes foram reclamações que apareceram também para Compass e Renegade, mostrando que é um problema que precisa de atenção. A terceira e última média abaixo de 8 foi para o consumo urbano, avaliado em 7,43 – seu motor mais econômico é o 2.2 turbo diesel, que faz apenas 10,3 km/l na cidade, segundo o Inmetro.
2º – CAOA Chery Tiggo 8
Atualmente o topo da linha da Caoa Chery, o Tiggo 8 ainda mostra bons argumentos para os seus proprietários. Começa pelo espaço do porta-malas, garantindo-lhe a nota 9,91. O acabamento interno também é um ponto elogiado, recebendo a avaliação 9,60. Adicionalmente, o completo pacote ADAS de assistência ao condutor é muito valorizado, atingindo a nota 9,76. Porém, a desvalorização é considerada alta, resultando em nota 7,27, em valor de revenda. O SUV perde pontos importantes também no item disponibilidade de peças (8,12).
3º – GWM Haval H6
O GWM Haval H6 se garantiu em terceiro entre os SUVs rivais. Seu sistema híbrido é algo que agrada bastante os proprietários nos quesitos ligados ao desempenho, recebendo uma nota 9,88 em rapidez no arranque e 9,91 em facilidade de ultrapassagem. O consumo de combustível, especialmente nos modelos PHEV, é outro ponto de destaque, alcançando a avaliação 9,63. A incerteza sobre o valor de revenda, por ser um modelo recente de uma marca nova no país, também é um ponto
de atenção, avaliado com nota 8,09.
Picapes intermediárias

1º – RAM Rampage
Consagrando-se bicampeã em sua categoria, a Ram Rampage demonstra a força da marca Ram no mercado brasileiro e o sucesso da estratégia da Stellantis. O modelo evidencia a habilidade do grupo em capitalizar sobre uma plataforma de sucesso, a Small-Wide 4×4, para criar uma nova picape de grande apelo comercial. Ao compartilhar sua base com a Fiat Toro, a Rampage se posicionou como a alternativa para o consumidor que aprecia o conceito de uma picape intermediária, mas que deseja os atributos associados a uma marca premium. Os proprietários eleitores fizeram questão de enaltecer o acabamento da caminhonete, que recebeu a nota 9,44.
A lista de equipamentos de série também foi um grande destaque, avaliada em 9,51, bem como o pacote de itens de segurança, que alcançou a nota 9,79. O design imponente e exclusivo foi outro ponto de aclamação, com nota 9,68. Contudo, a picape perdeu pontos importantes em quesitos financeiros. O custo consideravelmente elevado do seguro foi uma crítica recorrente, recebendo a nota 7,86. Da mesma forma, a acentuada desvalorização no momento da revenda foi o seu ponto mais fraco, custando-lhe uma avaliação de apenas 7,05.
2º – Fiat Strada
Líder do mercado brasileiro há quatro anos, a Fiat Strada não está à frente apenas no ranking geral de vendas, mas também prova seu valor na satisfação dos clientes. Na pesquisa, a picape compacta conseguiu superar sua irmã maior, a Fiat Toro. Entre os pontos mais apreciados pelos proprietários estão os seus bons números de consumo, com nota 7,60 na cidade e 8,60 na estrada. No entanto, perdeu pontos em aspectos importantes, devido ao elevado ruído interno (7,44) e ao custo alto das peças de reposição (7,55).
3º – Fiat Toro
A Fiat Toro pode não ter sido a primeira picape do segmento, mas é incontestável que foi a que definiu a categoria e serviu de base para praticamente todos os projetos semelhantes vendidos no Brasil. Mesmo que esteja perto de completar dez anos de mercado, ainda é muito bem-vista por seus donos, que elogiaram o desempenho nas arrancadas (8,87) e ultrapassagens (9,17), assim como o espaço da caçamba (9,43). Teve apenas duas notas baixas, relacionadas ao seu consumo, tanto urbano (7,50) quanto rodoviário (8,46).
Picapes médias

1º – Ford Ranger
A Ford Ranger tem se destacado de forma consistente desde o ano de 2022 e este prestígio é materializado pelo seu terceiro título consecutivo como vencedora na categoria, entre Os Eleitos. A caminhonete é amplamente percebida por seus donos como um veículo moderno. Essa percepção de modernidade lhe garantiu nota 9,33. Além disso, sua reputação é alicerçada por ser uma picape muito bem equipada. O seu robusto e completo pacote de itens de segurança é um dos maiores trunfos, alcançando a nota 9,76. As demais tecnologias embarcadas, que auxiliam na condução e no conforto, também receberam aprovação, com nota 9,41.
Contudo, a experiência dos proprietários também revela pontos de insatisfação. A principal e mais recorrente crítica é direcionada ao seu elevado consumo de combustível em perímetro urbano. Neste quesito, a Ranger registrou sua pior avaliação, um baixo 6,71, impactando o custo de uso diário. Outro ponto que gera reclamações e pesa contra o modelo é o custo de manutenção. O preço das peças de reposição é considerado alto pela maioria dos seus proprietários. Isso resultou em uma nota de apenas 7,49 nesse quesito.
2º – Nissan Frontier
A disputa pela segunda colocação foi bem acirrada e a Nissan Frontier chegou na frente da Mitsubishi Triton. Os proprietários admitem que ela não é a mais rápida das três picapes mais votadas, atribuindo uma nota 7,66 para a arrancada e 8,20 para as ultrapassagens – reflexo de ter um motor 2.3 turbo diesel de apenas 190 cv. Mas apreciam a segurança geral do veículo (9,51) e os equipamentos relacionados (9,61). Os valores pagos na compra (8,78) e dos seguros (8,68) também foram elogiados. E foram esses itens que fizeram diferença a favor da Nissan.
3º – Mitsubishi Triton
Em sua sexta geração e agora sem o “L200”, no nome, a Mitsubishi Triton se destaca nos aspectos que envolvem a jornada de propriedade (quesitos que fizeram com que ela fosse a campeã de Pós-Vendas, em Os Eleitos de 2024). A confiabilidade na marca é seu ponto alto, atingindo 9,59 pontos, e a experiência no momento da aquisição foi bem avaliada, com 8,41. No que diz respeito ao produto, a nova geração, com conteúdo e estilo atualizados, fez sucesso, conquistando os clientes e recebendo a mesma nota de 9,59, no item “ser um projeto moderno”.
Grande campeão – Jeep Commander
A Jeep vence Os Eleitos pela primeira vez, com o Commander, provando que a decisão de investir em um SUV topo de linha nacional foi acertada

Com o sucesso do Compass, a Jeep logo percebeu que seria uma boa ideia criar um utilitário maior, mais requintado e, principalmente, nacional. Nascia assim o Commander, que aos poucos conquistou o seu espaço na marca e que tem atendido às expectativas de seus donos.
O seu método para conseguir o maior índice de satisfação é bem simples: seja bom em tudo. O SUV de sete lugares só obteve a melhor nota na aprovação dos proprietários sobre a facilidade de acesso aos comandos (9,68). Em muitos quesitos, teve um desempenho acima da média, o suficiente para que a nota final o colocasse na liderança do ranking. Foi por pouco, pois o índice final foi de 101,31 pontos, com a Ford Ranger logo atrás, com 101,19 pontos.
Recebeu elogios sobre sua segurança (nota 9,64), principalmente pela grande quantidade de equipamentos de assistência à condução, oferecendo um pacote ADAS bem completo (o que rendeu uma avaliação de 9,71). Os donos destacaram ainda o espaço interno (9,75) e a capacidade do porta-malas (9,79), assim como a qualidade do acabamento (9,43).
Há quesitos em que o Jeep pode melhorar, tendo recebido críticas quanto ao valor de revenda (6,57) e na disponibilidade de peças de reposição (7,11). Em ambos os casos, foi a pior nota entre os 29 finalistas. A redução na quantidade de versões na linha 2026 é algo que afeta essa perda de valor na revenda. Mas isso não deve ter pesado na pesquisa, considerando que o Commander perdeu a configuração Overland com o motor 2.0 turbo a gasolina de 272 cv somente este ano – apenas um mês depois dessa variante ter sido eleita a Melhor Compra 2025 entre os SUVs até R$ 300.000.
Melhor pós-vendas

1º – Jeep
A jornada da Jeep até o reconhecimento conquistado este ano foi marcada por uma sequência de oscilações. Em 2022, a marca ocupava a quinta posição no ranking de satisfação, sofrendo uma queda acentuada para o nono lugar no ano seguinte, em 2023. Contudo, apresentou uma impressionante recuperação, escalando para a quarta colocação já em 2024. E, agora, essa retomada é coroada com o prêmio de melhor Pós-Vendas, um sinal claro da satisfação dos seus clientes.
Os motoristas destacaram a eficiência e o respeito no tratamento recebido. A pontualidade na entrega dos serviços foi elogiada, recebendo a nota 9,14. A qualidade no atendimento também surgiu como ponto alto, com 9,10, seguida pela transparência nos processos, com 8,92. A pior avaliação da marca ficou por conta do preço cobrado pelos serviços, que resultou em uma nota de apenas 7,54. Este valor foi seguido de perto pelo custo/benefício geral, que obteve nota 8,02, a pior avaliação entre todas as marcas.
2º – Fiat
Mostrando uma evolução, a Fiat pulou da oitava posição em 2024 para a vice-liderança na edição 2025, e só não foi a líder por uma diferença de 0,02 ponto. A transparência, qualidade do trabalho e disponibilidade de peças foram destaque, com nota 9,13 nos três critérios.
3º – Honda
Longe do pódio em 2024, algo incomum para a marca, a Honda conseguiu subir para a terceira colocação, com boas notas em qualidade do serviço (9,63) e atendimento (9,69), assim como a pontualidade na entrega do carro (9,73). Os custos dos serviços (8,59) pesaram na nota final.
4º – Volkswagen
A Volkswagen viu a medalha de bronze escapar pelos dedos, a apenas 0,03 ponto de distância. A alemã teve
notas acima de 9 em todos os quesitos, exceto no preço da manutenção (8,11) e no custo/benefício (8,60), que ainda assim ficaram na média.
5º – CAOA CHERY
Depois de ouvir as reclamações dos clientes, a Caoa Chery teve uma recuperação exemplar no ranking do Pós-Vendas, subindo da 12ª posição em 2024 para a quinta na tabela. O destaque é a melhoria na disponibilidade de peças, agora avaliada com uma nota 8,58.
6º – GWM
A GWM sabia que ter um bom pós-venda seria crucial para o sucesso da marca no Brasil e investiu pesado para isso. Na avaliação dos donos, a fabricante tem o melhor custo/benefício (9,25) e pontualidade (9,58), mas o preço da manutenção é alto (8,90).
7º – BYD
Reforçar o estoque de peças deu certo e a BYD melhorou muito no pós-venda, indo de 11ª para sétima na tabela. Segundo os clientes, a disponibilidade de componentes mereceu uma nota 8,61, enquanto a qualidade do trabalho (9,19) e do atendimento (9,15) progrediu.
8º – NISSAN
Sem melhorar ou piorar em relação a 2024, a Nissan repete a oitava colocação em 2025. Seus clientes aprovaram a pontualidade (9,55), os prazos de entrega (9,44) e a qualidade do atendimento (9,46), porém criticam o preço do serviço (7,97), afetando o custo/benefício (8,53).
9º – MITSUBISHI
Apesar das boas notas dadas na avaliação da Triton, a Mitsubishi recuou no ranking geral de Pós-Vendas, onde as rivais avançaram muito. Sua pior nota foi 8,65 no preço dos serviços, sendo a terceira melhor no quesito. A qualidade no atendimento alcançou 9,63.
10º – RAM
Após estrear nos Eleitos com uma segunda colocação em Pós-Vendas no ano passado, a Ram derrapou para a décima posição. Os proprietários das picapes da empresa elogiaram o prazo de entrega após um serviço (9,12), mas deram uma nota 7,91 para o custo da mão de obra.
11º – HYUNDAI
A evolução dos concorrentes pesou, mas a Hyundai perdeu terreno por conta própria, caindo da terceira posição do ano passado. Melhorou na qualidade (9,54) e pontualidade (9,45), mas ficou devendo no custo/benefício (8,92) e nos preços praticados para as revisões e mão de obra (8,67).
12º – FORD
Sexta colocada na edição passada, a Ford perdeu seis posições no índice geral de Pós-Vendas este ano. Saiu-se bem na qualidade do trabalho, atendimento na concessionária e pontualidade, com nota 9,27 nos três quesitos. Mas ficou devendo no preço praticado, recebendo nota 7,82.
13º – TOYOTA
Pelo segundo ano consecutivo, a Toyota perdeu espaço no atendimento pós-venda, ficando em 13º, entre as 15 marcas contempladas – um baque para quem foi a vencedora em 2023. Seus melhores resultados foram em pontualidade (9,53) e disponibilidade de peças (9,49).
14º – CHEVROLET
Os clientes deixaram bem clara a sua insatisfação com a Chevrolet, posicionando a empresa como a penúltima da pesquisa. A qualidade no atendimento foi classificada com uma nota 8,33, a mais baixa do ranking. Seu melhor desempenho foi em pontualidade, onde recebeu 9,17.
15º – RENAULT
A Renault conseguiu entrar novamente no ranking, ainda que na última posição. Melhorou em alguns aspectos, como o preço da mão de obra (8,22), aprimorando o custo/benefício para uma nota 8,72, e teve sua melhor nota no cumprimento dos prazos de serviço (9,26).
Atributos pesquisados:
- Disponibilidade de peças
- Prazos para realização dos serviços
- Preços dos serviços (mão de obra)
- Qualidade no atendimento
- Pontualidade
- Transparência no relacionamento
- Custo/benefício
- Qualidade nos trabalhos
RANKING GERAL – Os Eleitos 2025
JEEP COMMANDER 101,31
FORD RANGER 101,19
JEEP RENEGADE 101,16
RENAULT KWID 101,14
VOLKSWAGEN NIVUS 101,12
RAM RAMPAGE 101,10
JEEP COMPASS 101,00
CAOA CHERY TIGGO 5X 100,96
BYD DOLPHIN MINI 100,94
FIAT PULSE 100,88
CAOA CHERY TIGGO 7 100,86
CAOA CHERY TIGGO 8 100,80
BYD SEAL 100,77
NISSAN FRONTIER 100,69
VOLKSWAGEN TAOS 100,68
VOLKSWAGEN VIRTUS 100,67
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS 100,66
TOYOTA COROLLA CROSS 100,59
HYUNDAI HB20 100,56
VOLKSWAGEN T-CROSS 100,54
HONDA HR-V 100,53
GWM HAVAL H6 100,52
NISSAN VERSA 100,49
FIAT FASTBACK 100,48
HONDA CITY 100,47
NISSAN KICKS 100,46
RENAULT DUSTER 100,46
GALERIA DOS CAMPEÕES
2001 Renault Scénic
2002 Renault Clio Sedan
2003 Renault Clio Hatch
2004 Honda Fit
2005 Honda Fit
2006 Honda Fit
2007 Honda Fit
2008 Honda Civic
2009 Toyota Corolla
2010 Honda Civic
2011 Hyundai i30
2012 Fiat 500
2013 Chevrolet Cruze Sport 6 e Honda Civic
2014 Ford Fiesta e VW Golf
2015 Toyota Etios Sedan
2016 VW Golf
2017 Honda Civic
2018 VW Virtus
2019 Honda Civic
2020 Ford Ranger
2021 Honda Civic
2022 Honda Civic
2023 Toyota Corolla Cross
2024 BYD Dolphin
2025 Jeep Commander