Porsche Macan a combustão sairá de linha em 2026 por questão de segurança

Apesar das marcas repensarem a eletrificação total e adiarem algumas medidas anteriormente divulgadas, o Porsche Macan a combustão terá sem fim em 2026. Ainda que puristas torçam o nariz par ao SUV, o modelo teve mais de 800 mil unidades produzidas em sua história.

A informação sobre o fim da linha para o Porsche Macan de primeira geração, que é o único a combustão, foi revelada pelo diretor financeiro Jochen Breckner. O executivo ainda revelou que é possível que alguns mercados fora da Europa possuam o carro até 2027, dependendo do estoque.

Divulgação
Divulgação/Quatro Rodas

Vale lembrar que o Grupo Volkswagen está tomando medidas drásticas para reduzir um rombo de R$ 68 bilhões nas contas para 2026. Rumores já apontavam a possibilidade de venda de marcas e outros ativos.

Apesar disso, o motivo para o fim do Macan é outro. De acordo com as novas regras de segurança cibernética na Europa, o Macan precisaria de atualizações eletrônicas e de softwares. Como o projeto do Macan data de 2014, não é possível cumprir todas as exigências das autoridades.

Continua após a publicidade

Porsche Macan T
Divulgação/Quatro Rodas

A Porsche divulgou recentemente que pretende ter um novo SUV para 2028, considerado um SUV médio, como é o caso do Macan. Ainda assim, a marca garante que não terá relação e será um veículo completamente novo, com direito a nome e identidade próprios.

E se o futuro parecia totalmente elétrico, o CEO da fabricante já começou a mostrar que não é bem assim. Segundo Oliver Blume, o futuro SUV será “diferente do Macan EV e um típico Porsche”.

Continua após a publicidade

Porsche Macan T

É importante ressaltar que até mesmo os esportivos Boxster e Cayman, previstos para serem somente elétricos, tiveram seus projetos alterados para ganharem versões a combustão.

Em um momento de crise como o atual do Grupo Volkswagen, um modelo como o Porsche Macan é importante, afinal, somente no ano passado foram 82.785 vendas, sendo que apenas 18.278 foram das versões elétricas.

Publicidade