Faltando um dia para a COP30, a Conferência do Clima da ONU, em Belém, no Pará, a cidade já se mobiliza para receber cerca de 50 mil pessoas para o evento. 

E hoje, o presidente da COP, embaixador André Correia do Lago, divulgou a sua décima e última carta à comunidade internacional, convocando os países para um ciclo de ação no enfrentamento da crise climática global.
Correia do Lago relembrou a trajetória das discussões sobre a crise climáticas, iniciada no Rio de Janeiro na Eco92. Para ele, Belém vai honrar a continuidade desse debate, ampliando a capacidade da humanidade de cooperar e agir em conjunto frente as incertezas.
O presidente da COP conclamou as nações e os diversos atores para transformar as negociações em um laboratório de soluções. Para ele, os negociadores são privilegiados por ter a oportunidade de escolher a coragem em vez da omissão, para virar o jogo na luta climática.
COP de Belém
A COP30 começa nesta segunda-feira (10) com a missão de buscar ações que resultem na diminuição da temperatura do planeta. A programação oficial, que ocorre na bluezone, a zona azul, no Parque da cidade, com as negociações oficiais entre os países, há diversas programações paralelas ao evento, mobilizando principalmente a sociedade civil.
No próprio parque, há Green Zone – zona verde -, como palco de atividades da sociedade civil em torno da COP. Já a Cúpula dos Povos começa nesta terça-feira (11) na Universidade Federal do Pará. Ela vai reunir movimentos sociais, indígenas, quilombolas e ribeirinhos de mais de 62 países para discutir uma transição justa do clima.