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Renault Boreal é rápido como Compass e surpreende pelo espaço e acabamento

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Renault Boreal é rápido como Compass e surpreende pelo espaço e acabamento

No sentido literal, a palavra “boreal” remete ao Hemisfério Norte, como a aurora boreal. Mas, contrariamente ao senso comum, o Renault Boreal, o primeiro SUV médio da marca no Brasil, nasceu aqui, no Hemisfério Sul, com desenvolvimento e produção locais. Discussões geográficas e etimológicas à parte, esse é um lançamento importante para o mercado, que ganha mais uma opção no segmento, e para a Renault, que reforça o novo posicionamento no país.

Renault Boreal parte dos R$ 179.990 e SURPREENDE em desempenho, consumo e acabamento

Iniciado pelo Kardian, os planos da marca passam por oferecer modelos mais refinados e pensados para os mercados da região. No caso do Boreal, trata-se do carro mais tecnológico e sofisticado já feito em São José dos Pinhais (PR).

renault boreal
Boreal é maior que o Compass e tem desenho refinado e modernoFernando Pires/Quatro Rodas

O Renault Boreal estreia em três versões, Evolution (R$ 179.990), Techno (R$ 199.990) e Iconic (R$ 214.990), posicionado contra Toyota Corolla Cross, Jeep Compass, VW Taos e, por que não, os chineses GWM Haval H6 e BYD Song Pro e Song Plus. Testamos a versão topo de linha do SUV, a Iconic.

Renault Boreal
Interior é sofisticado e tem revestimentos em azul na versão IconicFernando Pires/Quatro Rodas

As inovações do Boreal começam pelo design, um dos pontos-chave para o segmento, com temática triangular. Na dianteira, a iluminação full- -led é distribuída em diversos pontos, com formatos irregulares, como assinatura visual. Os faróis principais são automáticos (para facho baixo e alto), e há ainda os faróis de neblina na base do para-choque.

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Renault Boreal Iconic 2026
Fernando Pires/Quatro Rodas
Renault Boreal Iconic 2026
Fernando Pires/Quatro Rodas

A traseira repete as linhas, mas tem lanternas horizontais e estreitas, e um para-choque pronunciado. De lado, o SUV traz vincos até nos apliques plásticos acima das caixas de roda, e na coluna traseira, que recebe uma peça prateada com baixo-relevo. As maçanetas das portas traseiras ficam camufladas nas colunas, e as rodas são de 19” na versão topo de linha. Nas inferiores são 18”.

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Mas, além de um visual atraente e moderno, com claras inspirações nos europeus Symbioz, Austral e Rafale, e o conceito Niagara, o Boreal também chama a atenção pelo porte. São 4,56 m de comprimento, 1,65 m de altura e 2,70 m de entre-eixos.

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Bancos dianteiros têm ajustes elétricos. Na traseira, há bom espaço e saídas de ar-condicionado. No porta-malas cabem 522 l. Teto solar é de série na versão IconicFernando Pires/Quatro Rodas
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Fernando Pires/Quatro Rodas

Ou seja, são 16 cm a mais no comprimento e 6 cm no entre-eixos em relação ao Jeep Compass, maior rival declarado. O espaço interno de ambos é parecido, com boa acomodação de dois adultos de estatura média, na traseira, e um túnel central que restringe o espaço para as pernas de um eventual terceiro ocupante. Há saídas de ar traseiras. E o porta-malas se sobressai: são 522 l, contra 410 l no Compass.

Renault Boreal Iconic 2026
Fernando Pires/Quatro Rodas
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Por dentro, o Boreal mostra cuidado e refinamento acima da concorrência, com uso de materiais emborrachados, revestimentos sintéticos no painel e nas portas, além de variações de brilhos e texturas por todos os cantos. Há ainda luzes ambiente com 48 opções de cores, que exibem desenhos formados no painel à frente do passageiro. Os bancos têm costuras centrais onduladas e são sempre em um discreto e bonito tom de azul na versão Iconic, assim como as faixas centrais de painel e portas.

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Fernando Pires/Quatro Rodas

Na dianteira, os bancos são elétricos com memória e massagem para o motorista, mas o sistema massageador precisa de aprimoramentos. As bolsas infláveis empurram demais o corpo e têm limitações de alcance, com apenas três níveis de altura. Poderia ser mais sutil e localizado, provavelmente com uma quantidade maior de bolsas. O mesmo vale para o ajuste elétrico de lombar, mas este pode ser menos inflado.

Entre os itens de série, o Boreal Iconic vem com ar digital bizona, console central refrigerado, carregador de celulares por indução, freio de estacionamento eletrônico, teto solar panorâmico, som Harman Kardon com dez alto-falantes, porta-malas elétrico, câmera 360o e assistente de estacionamento semiautônomo.

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Fernando Pires/Quatro Rodas
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O pacote ainda inclui sensores de estacionamento dianteiros, laterais e traseiros, alertas de pontos cegos e de tráfego cruzado traseiro, assistente de permanência em faixa, ACC, frenagem automática de emergência, sensor de fadiga e leitura de placas de velocidade. É um pacote bastante recheado, mas não acaba por aí.

O quadro de instrumentos tem 10” e layout moderno, com diversas visualizações e espelhamento de mapa do smartphone. A multimídia tem 10”, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, layout atraente e alta qualidade de imagem. Ela tem ainda o sistema Google nativo.

Nada literal

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Clássica alavanca para comandos de som foi repaginadaFenando Pires/Quatro Rodas

O Boreal é a prova de que nem sempre a ficha técnica é soberana. Ele é equipado com motor 1.3 turbo de 156/163 cv (gasolina/etanol) e 27,5 kgfm do Duster, consideravelmente menos do que os 176 cv do 1.3 turbo que equipa o Compass e os 175 cv do 2.0 aspirado do Corolla Cross.

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Chave cartão pode ser prática, mas não é bonitaFernando Pires/Quatro Rodas
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Em nossos testes, entretanto, feitos com gasolina (ou seja, com 156 cv), o Renault foi de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos – ou seja, apenas 0,3 s mais lento do que o Compass e 0,6 s mais rápido do que o Corolla Cross. Ele ainda vence os rivais em todas as retomadas. A explicação para isso é clara: enquanto o Compass usa um câmbio automático convencional e o Corolla Cross, um CVT, o Boreal tem um de dupla embreagem de seis marchas (de caixa úmida), com trocas rápidas, certeiras e suaves.

Renault Boreal Iconic 2026
Fernando Pires/Quatro Rodas

O Boreal é um SUV médio, com agilidade e pegada de compacto. As respostas do câmbio e do acelerador podem variar bastante de acordo com os modos de condução, que são: Eco, Sport, Comfort, Perso (personalizável) e Smart (que se adapta ao tipo de condução do momento).

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Rodas de 19” vêm apenas na versão topoFernando Pires/Quatro Rodas

No modo Eco, onde as trocas precoces de marcha privilegiam o consumo, as médias obtidas em nosso teste (com gasolina) foram de 10,5 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada. Perto dos 10,5 km/l e 13,6 km/l, respectivamente, do Compass.

Renault Boreal Iconic 2026
Fernando Pires/Quatro Rodas

Mas o Boreal vai mais uma vez além da ficha técnica e surpreende na condução, sendo o SUV médio mais firme à venda no Brasil. E isso, acredite, é bom. O modelo tem um ajuste mais rígido da suspensão, que reduz (ou até exclui) balanços exagerados e rolagens da carroceria, e dá ótima estabilidade em curvas e velocidades mais altas. Isso mesmo que a suspensão traseira seja eixo de torção, enquanto o Compass conta com o eficiente multilink.

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Conjunto frontal de iluminação é inconfundívelFernando Pires/Quatro Rodas

Não pense, porém, que esse comportamento resulta em desconforto. O Renault passa com firmeza por irregularidades do solo, mas sem incomodar quem está a bordo. Em pequenos buracos e emendas do asfalto, porém, é possível sentir uma pancada um pouco mais seca, reflexo das rodas grandes, de 19”. A direção segue a mesma receita, com acerto mais direto.

Renault Boreal Iconic 2026
Fernando Pires/Quatro Rodas

No conjunto, o Boreal estreia acima da concorrência em estilo, acabamento e equipamentos, e tem uma mecânica muito bem acertada para quem gosta de dirigir. Resta o mercado perceber que a Renault mudou.

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Novos logotipo e fonte já estão no SUV médioFernando Pires/Quatro Rodas

Veredicto

O Renault Boreal conquista por visual, tecnologia, dirigibilidade e espaço, com destaque para o porta-malas. E custa o mesmo que SUVs compactos completos.

Renault Boreal Fernando PiresQuatro Rodas
renault boreal Fernando PiresQuatro Rodas
Renault Boreal Iconic 2026 (22) Fernando PiresQuatro Rodas
Renault Boreal Iconic 2026 (21) Fernando PiresQuatro Rodas
Renault Boreal Fernando PiresQuatro Rodas
renault boreal Fernando PiresQuatro Rodas
renault boreal Fernando PiresQuatro Rodas
renault boreal Fernando PiresQuatro Rodas
renault boreal Fernando PiresQuatro Rodas
Boreal Fenando PiresQuatro Rodas
renault boreal Fernando PiresQuatro Rodas
renault boreal Fernando PiresQuatro Rodas
renault boreal Fernando PiresQuatro Rodas
renault boreal Fernando PiresQuatro Rodas
renault boreal Fernando PiresQuatro Rodas
Renault Boreal Iconic 2026 (2) Fernando PiresQuatro Rodas
Renault Boreal Iconic 2026 (9) Fernando PiresQuatro Rodas
Renault Boreal Iconic 2026 (4) Fernando PiresQuatro Rodas
Renault Boreal Iconic 2026 (13) Fernando PiresQuatro Rodas
Renault Boreal Iconic 2026 (12) Fernando PiresQuatro Rodas
Renault Boreal Iconic 2026 (11) Fernando PiresQuatro Rodas
Renault Boreal Iconic 2026 (6) Fernando PiresQuatro Rodas
Renault Boreal Iconic 2026 (23) Fernando PiresQuatro Rodas
Renault Boreal Iconic 2026 (14) Fernando PiresQuatro Rodas
Renault Boreal Iconic 2026 (19) Fernando PiresQuatro Rodas
Renault Boreal Iconic 2026 (8) Fernando PiresQuatro Rodas
Renault Boreal Iconic 2026 (5) Fernando PiresQuatro Rodas
Renault Boreal Iconic 2026 (7) Fernando PiresQuatro Rodas
Renault Boreal Iconic 2026 (17) Fernando PiresQuatro Rodas
Renault Boreal Iconic 2026 (3) Fernando PiresQuatro Rodas
Renault Boreal Iconic 2026 (16) Fernando PiresQuatro Rodas
Renault Boreal Iconic 2026 (10) Fernando PiresQuatro Rodas
Renault Boreal Iconic 2026 (20) Fernando PiresQuatro Rodas
Renault Boreal Iconic 2026 (15) Fernando PiresQuatro Rodas
Renault Boreal Iconic 2026 (18) Fernando PiresQuatro Rodas
Renault Boreal Iconic 2026 (1) Fernando PiresQuatro Rodas

 Teste de Desempenho – Renault Boreal Iconic 1.3 turbo

Aceleração

Retomadas

Frenagens

Consumo

Ruído interno

Velocidade real a 100 km/h: 98 km/h
Rotação do motor a 100 km/h: 2.500 rpm
Volante: 2,5 voltas

Condições de teste: alt. 660 m; temp., 21 °C; umid. relat., 49%; press., 770 mmHg. Realizado no ZF Campo de Provas


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Novos logotipo e fonte já estão no SUV médioFernando Pires/Quatro Rodas

Ficha Técnica – Renault Boreal Iconic 1.3 turbo

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