Começou nesta terça-feira o Summit Agenda SP + Verde no Parque Villa-Lobos, na zona oeste da capital paulista. O evento que antecede a Cop 30 em Belém, discute desenvolvimento sustentável e economia verde. 

A programação traz quatro eixos temáticos: Finanças Verdes, Resiliência e Futuro das Cidades, Justiça Climática e Sociobiodiversidade e Transição Energética e Descarbonização.
De acordo com o Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa, o transporte é responsável por cerca de 47% das emissões de gases de efeito estufa do setor de energia no Brasil. Ana Flávia Nogueira, diretora do Centro de Inovações e Novas Energias da Unicamp, explica que o Brasil ainda é muito dependente dos combustíveis fósseis e que o país precisa avançar no desenvolvimento de tecnologias de energias renováveis como a solar e a eólica.
A pesquisadora do Laboratório de Estudos em Turismo e Sustentabilidade da Universidade de Brasília, Jaqueline Gil, destacou o potencial da responsabilidade ambiental do turismo para proteger as comunidades locais mais afetadas pelas mudanças climáticas e explicou o que é a justiça climática, destacando que quem polui precisa pagar e quem preserva precisa receber.
O evento segue até a quarta-feira 5 de novembro, é gratuito, mas para participar é necessário realizar a inscrição pela plataforma de ingressos Sympla
*Com colaboração de Dimas Soldi