A Toyota revelou a futura geração da Hiace no Japan Mobility Show, em Tóquio. Os modelos, batizados de Hiace Concept, antecipam uma transformação radical no design da van, que também sugere uma futura motorização elétrica para o utilitário.
Os dois conceitos, exibidos como Kayoibako-L (padrão) e Kayoibako-XL (grande) antes da abertura oficial, indicam que o visual e as proporções estão mais próximos da versão de produção do que se imaginava. Kayoibako é o nome usado para caixas de transporte de peças dentro das fábricas da Toyota.

Apesar de ter chegado ao Brasil somente este ano, a geração atual da van foi lançada em 2019. Por isso, a próxima Toyota Hiace definitiva não é esperada antes de cinco anos.
A Toyota mostrou duas configurações de carroceria. O Hiace Concept L (menor) e o XL, similar às versões de teto alto e chassi longo.
A maior inovação estrutural está na ausência da coluna B no lado esquerdo, entre a porta dianteira e a corrediça traseira. No conceito L, isso cria um vão de acesso que permite acomodar uma escada desde o assoalho do passageiro até o fundo do baú.

O conceito Hiace XL, maior, foi configurado para passageiros. Ele traz bancos longitudinais nas laterais e um surpreendente assento de passageiro dianteiro que gira para fora do veículo, facilitando o acesso.
Por dentro, o painel é dominado por uma tela de alta resolução que se estende por toda a largura do veículo, unindo quadro de instrumentos e central multimídia.

Apesar do visual futurista, controles físicos para o ar-condicionado (velocidade e temperatura) foram mantidos ao alcance das mãos. A alavanca de câmbio foi movida para o painel, permitindo a eliminação total do console central.
A Toyota não forneceu detalhes sobre a motorização dos conceitos da Hiace. O design, com um balanço dianteiro generoso, indica que há espaço para manter um motor a diesel convencional, atendendo mercados globais que dependem dessa propulsão.
No entanto, o estilo e a aplicação dos conceitos (vans de entrega) apontam fortemente para uma variante 100% elétrica. Esta versão seria crucial para operar em centros urbanos com restrições a veículos de combustão interna.
Quando chegarem à produção, as novas Hiace Concept deverão substituir as duas versões vendidas globalmente: o modelo “flat-nose” (cara chata) de 2004 (ainda vendido no Japão) e o “semi-bonneted” (com capô curto) de 2019.