Veja como ficará feira da Torre de TV após projeto de revitalização

O projeto de revitalização para a feira da Torre de TV, no Centro de Brasília, foi aprovado nesta quinta-feira (6/11), e prevê melhorias na cobertura contra o clima, ampliação e modernização de espaços e reforço nas sinalizações existentes.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) aprovou o projeto de revitalização, que foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) nesta quinta-feira (6/11).

Veja imagens do projeto

9 imagensAcesso à feira, por meio da Torre de TVMarquise e banheiros no setor norte da FeiraSimulação da cobertura na praça de alimentação/tenda culturakPlanta geral da FeiraAcesso à feira, por meio da FunarteFechar modal.1 de 9

Simulação da marquise com os detalhes no box

Divulgação/Seduh2 de 9

Acesso à feira, por meio da Torre de TV

Divulgação/Seduh3 de 9

Marquise e banheiros no setor norte da Feira

Divulgação/Seduh4 de 9

Simulação da cobertura na praça de alimentação/tenda culturak

Divulgação/Seduh5 de 9

Planta geral da Feira

Divulgação/Seduh6 de 9

Acesso à feira, por meio da Funarte

Divulgação/Seduh7 de 9

Detalhes inspirados no artesanato

Divulgação/Seduh8 de 9

Mapa dos banheiros após revitalização na Feira da Torre

Divulgação/Seduh9 de 9

Marquise e banheiros no setor norte da Feira

Divulgação/Seduh

A pasta destaca que a principal novidade é a criação de marquises de concreto que interligam os boxes, e protegem visitantes, comerciantes e mercadorias do sol e chuva.

“A escolha do concreto para se executar as passarelas foi discutida e aprovada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/DF) e busca proporcionar a continuidade do percurso de pedestres de quem vai da Torre de TV até o Setor de Divulgação Cultural”, destaca o diretor de Espaços Públicos e Qualificação Urbana da Seduh, Clécio Rezende.

Na parte da praça de alimentação, essas marquises serão instaladas a dez metros da área da praça, a fim de permitir que mobiliários como mesas e bancos sejam colocados. No vão principal da área, um grande pergolado metálico dará espaço à eventos culturais nos finais de semana.

Além das novidades, o projeto prevê, com elementos inspirados nos artesanatos locais, instalação de totens e mapas que indicam o local dos boxes, alimentação e sanitários, tanto dentro da área da Feira da Torre quanto nas proximidades.

A arborização do ambiente será ampliada, a fim de proporcionar mais sombra aos frequentadores, junto à bancos, lixeiras e pergolados.

Aos compradores que precisam levar suas crianças quando vão às compras, o playground que será instalado próximo à praça de alimentação é um grande destaque.

O próximo passo para execução do projeto é a abertura de licitações da obra, em que a responsável pelo andamento será a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).