Vinte e duas seleções seguem na disputa pelas seis vagas finais da Copa do Mundo de 2026. As definições ocorrerão em março do próximo ano, quando acontecem as repescagens que completarão a lista de classificados para o torneio.
A Europa colocará quatro países no Mundial por meio de uma repescagem que reúne dezesseis participantes. Entre os candidatos está a Itália, tetracampeã mundial e ausente da competição desde 2014. As duas vagas restantes serão definidas em uma repescagem intercontinental que reunirá seis nações de diferentes regiões do planeta, incluindo o confronto entre Bolívia e Suriname, que são vizinhos do Brasil.
O sorteio que definirá os grupos da Copa do Mundo será realizado nesta sexta-feira, às 14h (horário de Brasília), em Washington, nos Estados Unidos. A programação detalhada do torneio será divulgada no dia seguinte.
O chaveamento europeu está dividido em quatro grupos. Na primeira chave, Itália enfrenta a Irlanda do Norte e País de Gales encara a Bósnia. Na segunda, Ucrânia pega a Suécia e Polônia duela com a Albânia. A terceira chave reúne Turquia e Romênia, além de Eslováquia e Kosovo. Na última, Dinamarca jogará contra a Macedônia do Norte e a República Tcheca contra a Irlanda. A definição sobre quem terá o mando em eventuais finais já está estabelecida previamente.
A repescagem da Europa reúne dezesseis seleções em busca das últimas quatro vagas. Doze delas terminaram as Eliminatórias como vice-líderes de seus grupos e outras quatro garantiram presença por desempenho na Liga das Nações. Itália, Albânia, Eslováquia, Ucrânia, Irlanda, Polônia, República Tcheca, Turquia, Kosovo, Bósnia, País de Gales e Dinamarca aparecem como segundos colocados das qualificatórias, enquanto Irlanda do Norte, Suécia, Romênia e Macedônia do Norte vieram da competição continental. As equipes foram distribuídas em quatro potes, que formam chaves de mata-mata. As partidas acontecem em confronto único, com mando para as equipes dos potes 1 e 2 nas semifinais. Os jogos estão previstos para os dias 26 e 31 de março de 2026.
Na repescagem mundial, Jamaica enfrenta a Nova Caledônia e Suriname mede forças com a Bolívia nas semifinais. Quem avançar fará as finais contra República Democrática do Congo, no caso da primeira chave, ou contra o Iraque, no caso da segunda. Esses dois países já largam diretamente nas decisões por ocuparem as melhores posições no ranking da Fifa entre os participantes. As duas seleções vencedoras das finais estarão classificadas para a Copa.
Até o momento, várias equipes já têm vaga assegurada. O Mundial de 2026 será sediado por Canadá, Estados Unidos e México. Na África, estão garantidos África do Sul, Argélia, Cabo Verde, Costa do Marfim, Egito, Gana, Marrocos, Senegal e Tunísia. A América do Sul será representada por Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai e Uruguai. Na América Central e do Norte, já estão classificados Curaçao, Haiti e Panamá. A Ásia contará com Arábia Saudita, Austrália, Coreia do Sul, Irã, Japão, Jordânia, Qatar e Uzbequistão. A Europa já tem Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Escócia, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Noruega, Portugal e Suíça. Pela Oceania, a Nova Zelândia está assegurada.