O sírio Ahmed al Ahmed, de 43 anos, que desarmou um dos atiradores durante o atentado na praia de Bondi, na Austrália, apareceu em uma foto divulgada após passar por cirurgia nesta segunda-feira (15/12). A imagem foi publicada na rede X pelo primeiro-ministro do estado Nova Gales do Sul, Chris Minns, que visitou Ahmed no hospital. Veja vídeo do momento:
“Ahmed é um herói da vida real. Na noite passada, sua incrível coragem, sem dúvida, salvou inúmeras vidas ao desarmar um terrorista, correndo enorme risco pessoal. Foi uma honra passar um tempo com ele agora e transmitir a gratidão de pessoas de toda Nova Gales do Sul”, escreveu Chris Minns.
Leia também
-
Ataque na Austrália: polícia diz que vítimas tinham entre 10 e 87 anos
-
Lula lamenta ataque em festival judaico na Austrália: “Brutal”
-
Austrália: tiroteio deixou 16 mortos e 40 feridos, incluindo policiais
-
Um dos suspeitos de tiroteio que matou 12 na Austrália é identificado
Ainda na postagem, Chris destacou que, sem a intervenção de Ahmed, o número de mortos poderia ter sido ainda maior. “Sem dúvida, mais vidas teriam sido perdidas se não fosse pela coragem altruísta de Ahmed. Obrigado, Ahmed”, concluiu.
Ataque
O ataque aconteceu no domingo (14/12) e deixou 16 mortos e 40 feridos. De acordo com a polícia australiana, os autores do disparo são pai e filho. Um deles foi morto pela polícia ainda no local, enquanto o outro permanece internado em estado crítico.
Durante o atentado, Ahmed enfrentou um dos atiradores e entrou em luta corporal até conseguir desarmá-lo. Ele foi atingido com tiros no braço e na mão.
Nascido na Síria, Ahmed mora na Austrália desde 2006 e trabalha como comerciante de frutas. De acordo com um primo dele, Jozay Alkanj, que conversou com a imprensa local em frente ao hospital, o herói passa bem após a cirurgia, mas ainda deve ser submetido a outros procedimentos médicos.