A atriz Luiza Mariani, de 45 anos, compartilhou publicamente sua experiência com câncer de mama durante sua participação no programa Sem Censura. Ela revelou ter passado por uma mastectomia dupla após ser diagnosticada com carcinoma in situ, uma forma inicial da doença. “Fiz a mastectomia em fevereiro deste ano. Tive que retirar as duas mamas, mas estou ótima. Tudo foi detectado precocemente graças a uma mamografia de rotina no ano passado”, contou a artista.
Segundo Luiza, a detecção precoce foi determinante para o sucesso do tratamento. “Minha primeira cirurgia ocorreu em 4 de dezembro do ano passado. O carcinoma era in situ, no início do problema. O tumor não podia ser sentido ao toque porque consistia em microcalcificações multifocais. Só a mamografia conseguiu identificar”, explicou.
A mastectomia dupla foi realizada dois meses após a cirurgia inicial. “Em dezembro passado, fiz uma cirurgia conservadora, mas a análise da patologia mostrou que as margens estavam comprometidas, então precisei passar pela mastectomia completa”, disse a atriz.
Luiza destacou também a importância de dividir sua experiência para apoiar outras mulheres. “Falar sobre isso é um serviço que prestamos. Durante o tratamento, a sensação é de se estar sozinho em uma floresta escura e densa, mas com a informação e apoio, a luz encontra um caminho e atravessa todas as frestas”, afirmou.
Além de compartilhar sua história, a atriz está em evidência com o lançamento do filme Cyclone, no qual interpreta a protagonista, Miss Cyclone.