Nova política “zero defeitos” da BYD busca alcançar padrão Toyota de produção

Ser a maior montadora da China não é o suficiente para a BYD. Para além da produção de veículos, a empresa também quer se tornar importante no ramo das baterias e, para isso, está adotando uma nova política global de “zero defeitos”.

Segundo fontes ouvidas pelo site Car News China, a iniciativa de zero defeitos começou na última semana, no dia três de janeiro, e vai muito além das linhas de produção de baterias. O foco é em minimizar os defeitos em todas a cadeia produtiva, desde a fabricação até o atendimento ao cliente.

A BYD busca padronizar seus processos de gestão e produção de baterias. O primeiro passo é o ajuste de estruturas de pessoal e fluxos de trabalho, algo que deve levar em torno de três a cinco meses. 

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Bateria Blade da BYD foi essencial para o aumento da produçãoDivulgação/BYD

A empresa chinesa também planeja alinhar sua gestão externa de clientes com os padrões internacionais até 2026, com o objetivo final de chegar a um nível de gestão industrial semelhante ao da Toyota. Segundo as fontes, o objetivo é fazer alcançar zero defeitos ao longo do ciclo de vida da bateria.

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A iniciativa chega num momento estratégico para a expansão da BYD. Além de ser a maior produtora de veículos da China, ela também é a segunda no ramo das baterias automotivas, ficando atrás apenas da CATL.

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Até outubro de 2025, a BYD produziu um total de 113,42 GWh de baterias, dos quais quase 21% (23,65 GWh) foram fornecidos para clientes externos. Isso representa um belo aumento em relação a 2024, quando a produção externa de baterias da empresa era inferior a 10%.

A BYD também continua expandindo a produção para aplicações de armazenamento estacionário de energia, enfatizando a estratégia da empresa de diversificar suas fontes de produção para além dos seus próprios carros.

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