Obra no Eixão Norte chega a 50% e deve ficar pronta em junho de 2026

A obra de recuperação dos viadutos no início do Eixão Norte, uma das principais vias da capital federal, alcançou 50% de execução e tem previsão de entrega para junho de 2026.

As informações foram repassadas pelo Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) ao Metrópoles, após a Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC), do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), cobrar esclarecimentos sobre o andamento das obras.

Nesta terça-feira (9/12), procuradores do MPDFT estiveram na obra e realizaram inspeção dos trabalhos no local. Além da vistoria sobre o andamento das obras, a procuradoria averiguou as condições de segurança e pediu detalhes no cronograma de andamento e entrega.

O procurador Eduardo Sabo destacou que a obra está dentro do prazo previsto e en março as pistas devem ser liberadas. “Haverá a necessidade de realização de um trabalho na parte inferior dos dois viadutos, mas esse trabalho só pode ser realizado depois da retirada do escoramento que será, provavelmente, no final de janeiro ou início de fevereiro”, completou.

Providências

O MPDFT solicitou que em até dez dias úteis o cronograma físico-financeiro seja enviado com atualizações, inclusive sobre previsão de retirada de escoramentos e  sequência de próximas etapas, especialmente relacionadas à cabos e recuperação de lajes.

Em resposta, a Novacap informou que a obra contempla reforço estrutural completo: recuperação de concreto, reforço de fundações e execução de novas armaduras. Ainda segundo o órgão, as etapas são compatíveis com o atual período chuvoso, e o cronograma segue mantido com previsão de conclusão para junho de 2026.

O projeto inicialmente tinha orçamento de R$ 13,5 milhões para execução, mas com aditivos de reforço estrutural, atualmente chega a R$24,3 milhões.