Ícone do site Brasil Direto Notícias

Putin mantém exigência territorial e ameaça tomar áreas pela força

Por

putin-mantem-exigencia-territorial-e-ameaca-tomar-areas-pela-forca

Putin mantém exigência territorial e ameaça tomar áreas pela força

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou nesta quarta-feira (17/12) que não pretende abrir mão das exigências territoriais impostas à Ucrânia, mesmo diante da crescente pressão por um acordo de paz, liderada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Durante um discurso combativo na reunião anual do Ministério da Defesa russo, Putin afirmou que Moscou seguirá buscando uma solução diplomática, mas deixou claro que recorrerá à força militar caso Kiev e seus aliados se recusem a aceitar as condições russas. O principal impasse segue sendo a exigência de que a Ucrânia ceda territórios atualmente ocupados por tropas russas.

“Preferimos eliminar as causas profundas do conflito por meio da diplomacia”, disse Putin. “Mas, se o país adversário e seus aliados estrangeiros se recusarem a participar de discussões substanciais, a Rússia conquistará a libertação de seus territórios históricos por meios militares”, acrescentou.

Leia também

Capítulos recentes

Putin mantém exigência territorial e ameaça tomar áreas pela força - destaque galeria4 imagensVladimir Putin e Volodymyr ZelenskyVladimir PutinVladimir Putin faz visita ao posto de comando da Força ConjuntaFechar modal.MetrópolesVladimir Putin1 de 4

Vladimir Putin

Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky2 de 4

Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky

Arte Metrópoles/Carla SenaVladimir Putin3 de 4

Vladimir Putin

Contributor/Getty ImagesVladimir Putin faz visita ao posto de comando da Força Conjunta4 de 4

Vladimir Putin faz visita ao posto de comando da Força Conjunta

Kremlin

As negociações, no entanto, seguem travadas por divergências centrais, como a questão territorial e as garantias de segurança para a Ucrânia, que expõem prioridades conflitantes entre Kiev, Moscou, Washington e a União Europeia.

A Rússia anexou partes da região de Donbas, no leste da Ucrânia, mas ainda não controla totalmente o território. Forças russas também assumiram o controle de Pokrovsk — importante centro logístico no leste do país — e da localidade de Vovchansk, na região de Kharkiv. 

Putin mantém exigência territorial e ameaça tomar áreas pela força - destaque galeriaFechar modal.MetrópolesPutin mantém exigência territorial e ameaça tomar áreas pela força - imagem 11 de 1

Na segunda-feira (15/12), Volodymyr Zelensky, reiterou que a Ucrânia não reconhecerá como russas as áreas temporariamente ocupadas de Donbas. Em pronunciamento na noite de quarta-feira, ele reagiu de forma indireta às falas de Putin sobre “terras históricas”.

“Existem outros países na Europa que alguém na Rússia poderá um dia chamar de ‘terras históricas’”, alertou Zelensky. “Precisamos de proteção real contra essa história de loucura russa.”

Sair da versão mobile