Existe jeito certo de lavar o motor do carro? – José Carlos Batista de Souza, Cascavel (PR)
Sim, e a mecânica Luciana Félix, proprietária da oficina Na Oficina, de Belo Horizonte (MG), até recomenda que a lavagem do motor seja feita com certa regularidade. Desde que seja com os devidos cuidados.
Alto lá, se você pensa em fazer isso em casa. Luciana alerta que existem maneiras certas e lavar “de qualquer jeito” pode acarretar sérios problemas mecânicos, trabalhosos e caros de resolver. Existe um protocolo rígido a ser seguido. Lavar o motor “de qualquer jeito” ou sem conhecimento técnico pode transformar a limpeza em um prejuízo mecânico trabalhoso e caro para o bolso do proprietário.
A especialista explica que determinadas partes do motor não podem entrar em contato com a água. “É preciso isolar a caixa de fusível, bateria, módulo eletrônico, cabos e velas. Essas peças necessitam ser bem protegidas para que a água não entre ali e fique concentrada”, explica Luciana.
Também não é recomendado jogar água diretamente no motor, principalmente com lavadoras de alta pressão. De acordo com a mecânica, a quantidade de água utilizada deve ser moderada.
Esqueça o sabão em pó ou detergentes de cozinha. A recomendação técnica é utilizar apenas produtos específicos para a lavagem do motor e são eles que devem ser usados. São formulados para dissolver graxa e óleo sem atacar borrachas e plásticos. Para tirar a sujeira mais difícil, geralmente usam-se pincéis ou panos, garantindo o detalhamento sem riscos.
A “dica de ouro” de Luciana é que o processo seja feito com o motor frio. Então fique atento a tudo isso caso pense em ter o motor do seu carro limpo. Se você não tem segurança para realizar o isolamento correto dos componentes em casa, a indicação é procurar um lavador especializado.