Um ataque de tubarão registrado na praia Del Chifre, em Olinda, resultou na morte de um adolescente de 13 anos na última quinta-feira (29). O jovem chegou a ser socorrido por pessoas que estavam no local e foi encaminhado ao Hospital do Tricentenário, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos.
De acordo com o médico Levy Dalton, responsável pelo atendimento, a vítima deu entrada na unidade hospitalar já sem sinais vitais. A principal lesão atingiu a coxa direita, região onde passam artérias importantes, o que teria provocado uma perda intensa de sangue em pouco tempo.
Em entrevista, o profissional explicou que o trauma foi extenso e incompatível com a sobrevivência. “A lesão atingiu uma área arterial do membro inferior e, devido à sua dimensão, houve uma perda sanguínea significativa, o que levou ao óbito”, relatou.
O médico também destacou que a equipe de emergência estava preparada para o atendimento e adotou todos os protocolos previstos no suporte avançado de vida, mas não houve resposta às tentativas de reanimação. “Infelizmente, tratou-se de uma fatalidade”, lamentou.
Por meio de nota oficial, o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarão (Cemit) informou que o trecho do litoral onde ocorreu o ataque é acompanhado desde os anos 1990 e está incluído no Decreto Estadual nº 21.402/99, que impõe restrições a atividades aquáticas por se tratar de uma área classificada como de alto risco.
Ainda segundo o comitê, a praia conta atualmente com quatro placas de sinalização alertando banhistas sobre a possibilidade de ocorrências envolvendo tubarões.