Após o grupo BMW adquirir os direitos da preparadora de carros Alpina em 2022, agora a transferência dos direitos de forma oficial em 1º de janeiro de 2026 representa o lançamento da BMW Alpina como uma marca independente dentro da montadora.
Os valores da aquisição não foram divulgados publicamente. Atualmente, o foco inicial será a ativação da marca.

Segundo a companhia, a BMW Alpina vai oferecer “um portfólio exclusivo de opções personalizadas e materiais sob medida, além de detalhes inconfundíveis”.
A ideia é que os compradores dos veículos BMW Alpina possam escolher opções “únicas”. Isso vai incluir motor e transmissão, bem como o chassi, aerodinâmica e equipamento interior.
Os veículos BMW Alpina são pré-montados nas linhas de produção da BMW antes da montagem final dos veículos que ocorre em oficinas na cidade de Buchloe, Alemanha.

Prazer, Alpina
A BMW e a Alpina têm uma relação estreita e trabalham juntas há mais de 50 anos, para criar versões ainda mais esportivas e luxuosas.
A Alpina surgiu em 1965 preparando carros para competições, mas se especializou nos BMW em 1978 e desde 1983 está registrada como uma fabricante de automóveis.
Seu foco sempre foi transformar os BMW em veículos mais potentes, com melhor dirigibilidade e mais luxuosos.
Os Alpina não fazem sucesso apenas na Alemanha, mas também em toda a Europa, Japão, Estados Unidos e Oriente Médio.
