A terceira geração do Hyundai Creta 2027 já está nas ruas. Um dos SUVs mais vendido do Brasil foi fotografado em testes na Coreia do Sul, revelando formas mais robustas e indicando que o projeto SX3 entrou na fase final de desenvolvimento. A troca de geração acontece apenas dois anos depois do modelo ter sido reestilizado.
A aparição do protótipo em vias públicas reforça a aceleração do cronograma da marca sul-coreana. O modelo de testes exibe proporções diferentes das atuais e sinaliza a estreia de uma nova arquitetura que, graças à aliança entre Hyundai e General Motors, será compartilhada para reduzir custos e viabilizar a eletrificação na América do Sul.

As imagens, publicadas no site Autospy, indicam uma ruptura visual em relação ao Creta atual. O Hyundai Creta 2027 abandona as linhas mais orgânicas da geração vigente e adota uma silhueta mais “quadrada”, com frente alta, capô plano e colunas retas. O conjunto remete a utilitários maiores da marca e sugere um posicionamento mais imponente.
O porte do protótipo também chama a atenção. O novo Creta aparenta ser maior que os atuais 4,33 metros de comprimento. O aumento do entre-eixos é perceptível, solução que tende a ampliar o espaço para as pernas no banco traseiro e o volume do porta-malas. Trata-se de um ajuste estratégico para enfrentar concorrentes diretos que cresceram nas últimas gerações e abrir espaço para um SUV menor, também já visto em testes.
Embora as fotos não revelem o conjunto mecânico, a movimentação da Hyundai aponta para a eletrificação. A divisão da marca na Índia falou anteriormente sobre adicionar uma versão híbrida para o SUV, além da configuração elétrica já oferecida no país. A expectativa é que o sistema combine um motor 1.5 — aspirado ou turbo — a um propulsor elétrico mais potente, com foco em eficiência.
O Creta ainda terá um papel importante para a Chevrolet. Pelo acordo firmado, a Hyundai lidera o desenvolvimento de veículos compactos, enquanto a GM concentra esforços em duas picapes, uma compacta e uma média. Assim, chassi, arquitetura elétrica e sistemas de segurança deste projeto servirão de base para o sucessor do Tracker.

Apesar da base comum, os modelos não serão idênticos. A GM terá liberdade para definir o acerto de suspensão e direção do seu SUV, além de um design próprio. A proposta é garantir que, mesmo partindo do mesmo projeto industrial, cada carro preserve a identidade dinâmica de sua marca.
O interior do protótipo ainda estava totalmente coberto, mas a nova plataforma abre espaço para uma cabine mais sofisticada. A arquitetura elétrica deverá suportar telas integradas de maiores dimensões e um pacote mais avançado de assistências ao motorista (ADAS). Esses recursos serão compartilhados em escala entre Hyundai e GM para diluir custos de desenvolvimento.
A circulação do carro camuflado em vias públicas indica um projeto em estágio avançado. A expectativa é que o novo Hyundai Creta 2027 seja apresentado globalmente no final de 2026, iniciando as vendas na Ásia no mesmo momento. No caso do Brasil, a espera deve ser um pouco mais, chegando ao mercado apenas no ano que vem.