Kia Sorento volta ao Brasil com tração 4×4 e motor a diesel por R$ 399.990

O Kia Sorento está de volta ao Brasil após ser apresentado durante o Salão do Automóvel de São Paulo, no final do ano passado. Com lançamento marcado para acontecer em fevereiro, o SUV de sete lugares está em pré-venda a partir de R$ 399.990. O preço, porém, é promocional de lançamento para o primeiro lote.

Longe do mercado brasileiro desde 2020, o Sorento desembarca em sua quarta geração. Atualmente, o SUV é o carro mais vendido da Coreia do Sul, onde tem 6% de participação de mercado.

Kia Sorento
Na imagem ilustrativa, o Sorento HEV; versão híbrida não virá ao Brasil, mas tem visual semelhanteDivulgação/Kia

Ele estreia em configuração única, com motor 2.2 turbodiesel de quatro cilindros, que entrega 194 cv de potência a 3.800 rpm e 45 kgfm de torque entre 1.750 e 2.750 rpm. O conjunto está associado à transmissão automatizada de dupla embreagem (DCT) de oito marchas e, a tração, é sempre 4×4.

O motorista terá à disposição quatro modos de condução (normal, eco, sport e smart), além de modos de terreno (neve, lama e areia) selecionáveis. Eles ajustam motor, câmbio e direção, que se adequam às adversidades.

Continua após a publicidade

Kia Sorento
Divulgação/Kia

Para efeito de comparação, a terceira geração era comercializada por aqui em duas opções: 2.4 16V a gasolina de 172 cv e 22,3 kgfm de torque, com transmissão automática de seis velocidades; e o 3.5 V6 a gasolina de 280 cv e 32,4 kgfm de torque, com transmissão automática de oito velocidades e tração integral (AWD).

O Kia Sorento tem 4,81 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,69 m de altura e 2,81 m de distância entre-eixos. Serão seis cores disponíveis para a carroceria: azul Profundo, branco Claro, branco Neve perolizado, cinza Aço, cinza Interestelar e preto Aurora.

Continua após a publicidade

Kia Sorento
Divulgação/Kia

O design do SUV de sete lugares recebeu a identidade visual empregada pela marca nos demais modelos, com faróis verticais em led e assinatura luminosa em “Y”. A grade tem desenho tridimensional, com acabamento escurecido e o logotipo da marca posicionado no topo do capô. A dianteira ainda agrega para-choque com skid plate integrado e tomadas de ar verticais.

A traseira tem lanternas verticais em LED conectadas por elementos diagonais e para-choque com molduras cromadas acetinadas. O conjunto é completado por rodas de liga leve de 19 polegadas.

Continua após a publicidade

Kia Sorento
Interior não foi revelado pela Kia do Brasil, mas seguirá o de outras versões, como a híbrida que ilustra esta matériaDivulgação/Kia

Por dentro,  a cabine possui duas telas de 12,3 polegadas integradas, que formam o quadro de instrumentos e o multimídia – com Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Os bancos dianteiros têm ajustes elétricos, ventilação e aquecimento. O ar-condicionado digital é de duas zonas. O ambiente interno engloba uma iluminação com 64 cores, carregador sem fio para smartphones e conexões USB-C em todas as fileiras. O teto solar é panorâmico.

No material brasileiro, a Kia não disponibilizou imagens do interior do modelo. No entanto, o visual será semelhante ao de outras versões vendidas fora do país, como da configuração híbrida, que ilustra esta matéria.

Continua após a publicidade

 

O porta-malas oferece 179 litros de capacidade na configuração de sete lugares, 608 litros na configuração de cinco lugares (uma fileira de bancos rebatida) e 1.996 litros com a segunda e terceira fileiras rebatidas.

Kia Sorento
Divulgação/Kia

Em relação à segurança e assistência ao motorista, há sete airbags, câmeras de visão 360°, sensores de estacionamento dianteiros, laterais e traseiros, assistente de partida em rampa (HAC), controle de descida (DBC) e controles eletrônicos de estabilidade e tração. Há, por fim, um completo pacote de sistemas ADAS, com ACC, assistente de permanência e centralização em faixa, frenagem automática de emergência, faróis altos adaptativos, alerta de fadiga, assistente de pontos cegos e alerta de tráfego cruzado.

Publicidade