O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta quinta-feira (22) o edital do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) para o primeiro semestre de 2026. O programa oferece crédito estudantil com juros zero para alunos com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa, com pagamento das parcelas iniciando apenas após a conclusão do curso, e valores ajustados à renda do estudante.
As inscrições poderão ser feitas de 3 a 6 de fevereiro pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, e o resultado será divulgado em 19 de fevereiro.
Podem participar do processo seletivo os estudantes que atendam a todos os critérios abaixo:
Ter realizado o Enem a partir de 2010, com nota válida;
Ter média mínima de 450 pontos nas cinco provas do exame e nota de redação superior a zero;
Não ter participado do Enem como “treineiro”;
Possuir renda familiar per capita de até três salários mínimos (R$ 4.863);
Garantir frequência mínima no semestre letivo no curso, turno e instituição escolhidos.
Metade das vagas será destinada a candidatos com renda de até meio salário mínimo (R$ 810,50) e inscritos no CadÚnico. Além disso, vagas são reservadas para estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, respeitando a proporção da população de cada estado, segundo o IBGE.
Os pré-selecionados pelo Fies Social poderão solicitar financiamento de até 100% da mensalidade, com identificação automática pelo sistema a partir dos dados do CadÚnico.
Calendário Fies 1º semestre 2026:
Inscrições: 3 a 6 de fevereiro
Resultado: 19 de fevereiro
Lista de espera: 26 de fevereiro a 10 de abril.