Nova KGM Musso se redime das antigas picapes SsangYong

Beleza definitivamente não estava entre as características dos antigos carros da finada SsangYong. Um deles, e um dos menos desprovidos dela, era o Musso, disponível com carrocerias SUV e picape. A marca deixou de existir, ressurgiu como KGM (KG Mobility) e, agora, traz de volta o Musso. Mas totalmente diferente e com traços mais atraentes.

Esta é, na verdade, a segunda variante da Musso pelas mãos da novata KGM. A primeira foi apresentada no início de 2025 e trata-se de uma picape elétrica, baseada no SUV Torres EVX. No final de 2025, porém, a marca revelou a Musso convencional, com motor a combustão e possíveis capacidades reais para off-road.

KGM Musso
KGM/Divulgação

As primeiras imagens da picape revelam uma aparência robusta e que, embora seja mais atraente do que na antiga geração, ainda carrega alguma dose de polêmica pela quantidade de elementos visuais. A dianteira tem fendas centrais que remetem aos Jeep, e cada fenda “sustenta” uma letra do nome cravado no capô.

Os faróis, full led, são posicionados nas extremidades (bem como os faróis de neblina), mas têm assinatura luminosa que cortam a dianteira em um efeito tracejado, com traços posicionados nas partes superiores das já comentadas fendas. A grade inferior retangular (que pode receber um adereço com três cortes horizontais, como no modelo branco das imagens) tem as bordas em cinza, simulando algo como um peito de aço.

Continua após a publicidade

KGM Musso
KGM/Divulgação

As laterais têm a base da carroceria em plástico sem pintura, e com diversos artifícios, como os refletores verticais nos para-lamas as irregularidades na base das portas. Há ainda um aplique plástico entre as portas e os para-lamas dianteiros, que simulam aberturas aerodinâmicas.

KGM Musso
KGM MussoKGM/Divulgação
Continua após a publicidade

A traseira tem linhas típicas de uma picape, com lanternas horizontais iluminadas por led e o nome da KGM em destaque na tampa traseira. Chama a atenção o santantônio tubular duplo. Não foram reveladas imagens completas do interior, apenas um pequeno recorte do console central e da base do painel, mostrando alavanca de câmbio, comandos do ar-condicionado, freio de estacionamento eletrônico e o seletor de modos de condução. É possível notar o revestimento marrom.

KGM Musso
KGM/Divulgação

Detalhes técnicos ainda não foram divulgados, mas espera-se que a KGM Musso tenha mais de 5,10 metros de comprimento e entre-eixos de aproximadamente 3,10 m, além de uma capacidade de carga de ao menos 1.000 kg. Debaixo do capô, há chances de um motor 2.0 turbo a gasolina de 225 cv e um 2.2 turbo diesel de 202 cv, com tração traseira ou integral.

Publicidade