Ícone do site Brasil Direto Notícias

Trump envia frota naval ao Irã e ameaça ação militar se negociações falharem

Por Brasil Direto

chefe-de-gabinete-diz-que-trump-tem-“personalidade-de-alcoolatra”

Chefe de gabinete diz que Trump tem “personalidade de alcoólatra”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (28) que uma frota naval consideravelmente maior que a mobilizada para a operação contra a Venezuela, que resultou na captura de Nicolás Maduro, está a caminho do Irã. A operação é liderada pelo porta-aviões USS Abraham Lincoln, e Trump garantiu que o grupo naval está avançando com “rapidez, grande poder e determinação”. O presidente afirmou que, se necessário, a missão pode ser executada “com o uso da força”, mas reiterou a sua expectativa de que o Irã aceite negociar.

Em suas declarações, Trump também fez referência ao ataque de junho de 2025 e alertou que, caso não haja um acordo, a resposta dos EUA poderia ser ainda mais severa. Essas palavras de Trump coincidem com críticas do chanceler iraniano, Abbas Araqchi, que disse que as negociações entre os dois países só seriam possíveis se os EUA cessassem as pressões políticas e ameaças excessivas. Araqchi ressaltou que o Irã só aceitaria o diálogo se as exigências de Washington fossem abandonadas.

Trump, no entanto, continuou a deixar claro que, embora admita a possibilidade de negociações, a ação militar permanece uma opção viável. Ele também comentou sobre a repressão de protestos no Irã, que resultou na prisão de mais de 41 mil pessoas e na morte de milhares desde o início das manifestações. As organizações de direitos humanos continuam a documentar os abusos, apesar das dificuldades impostas pelo governo iraniano, como o bloqueio de internet desde janeiro de 2025.

Além disso, o Irã executou, nesta quarta-feira, um homem acusado de espionagem em favor de Israel, um ato que aumentou ainda mais as tensões entre os dois países.

Sair da versão mobile