Wagner Moura faz história e conquista Globo de Ouro de melhor ato

O Brasil celebra uma marca inédita: dois prêmios na mesma cerimônia, já que o longa também recebeu o troféu de melhor filme em língua não inglesa.

Wagner Moura fez história neste domingo (11) ao conquistar o Globo de Ouro de melhor ator em filme de drama por sua atuação em O Agente Secreto, dirigido pelo pernambucano Kleber Mendonça Filho. Wagner Moura faz história e conquista Globo de Ouro de melhor ato, e o Brasil celebra uma marca inédita: dois prêmios na mesma cerimônia, já que o longa também recebeu o troféu de melhor filme em língua não inglesa.

Em seu discurso, Moura agradeceu emocionado: “Obrigado, muito obrigado. Uau. Agradeço ao Globo de Ouro, aos meus colegas indicados, que são atores extraordinários. Compartilho este prêmio com vocês. Obrigado à Neon, à minha equipe, e um agradecimento especial a Kleber Mendonça Filho.”

O ator ainda falou sobre o significado do filme: “Você é um gênio e um irmão. O Agente Secreto é sobre memória, ou a ausência dela, e sobre trauma geracional. Se traumas podem ser transmitidos, valores também podem. Este prêmio é para quem mantém seus valores mesmo em tempos difíceis. Para Sandra [Delgado], nossos filhos, nossa vida juntos — eu te amo demais”, disse Moura, em inglês.

Em seguida, dirigiu-se aos brasileiros presentes e à audiência em casa: “E para todos no Brasil, assistindo agora: viva o Brasil, viva nossa cultura”, declarou, desta vez em português.

A cerimônia aconteceu no Beverly Hilton, em Los Angeles, Califórnia, e O Agente Secreto ainda concorre ao Globo de Ouro de melhor filme de drama. O reconhecimento reforça o protagonismo do cinema brasileiro no cenário internacional: no ano passado, Fernanda Torres venceu como melhor atriz por Ainda Estou Aqui, e, anteriormente, sua mãe, Fernanda Montenegro, havia sido indicada por Central do Brasil.

Na televisão, Moura já havia sido indicado em 2016 por sua atuação em Narcos, na categoria ator em série de drama.

Nesta edição, ele competiu com nomes como Jeremy Allen White (Springsteen: Salve-me do Desconhecido), Joel Edgerton (Sonhos de Trem), Oscar Isaac (Frankenstein), Dwayne Johnson (Coração de Lutador: The Smashing Machine) e Michael B. Jordan (Pecadores).

O Globo de Ouro é mais um reconhecimento para O Agente Secreto, que abriu a temporada de prêmios ao receber o Critics Choice Awards de melhor filme estrangeiro. O longa também acumula prêmios do Festival de Cannes, incluindo melhor ator para Moura e melhor diretor para Mendonça Filho.