O Detran de São Paulo está facilitando a vida dos colecionadores de carros e motos antigas. Agora, o órgão têm uma página específica para regulamentar esses veículos e solicitar a tão sonhada placa preta.
Na nova página, que pode ser acessada pelo site oficial do Detran-SP, é possível solicitar três serviços referentes aos veículos antigos e de coleção: emissão de certificado de veículo de placa amarela; regularização de veículo com placa amarela; e regularização de veículo de coleção (placa preta).

No caso de veículos mais antigos, que ainda possuem a antiga placa amarela utilizada no Brasil entre a década de 1970 e o início dos anos 2000, é possível regularizá-los de maneira simples. O proprietário pode solicitar ao Detran a Certidão de Veículo com Placa Amarela, documento que comprova o registro, propriedade e histórico da moto ou carro.
O documento é emitido de maneira gratuita e facilita o processo de atualização cadastral do veículo e/ou transferência de propriedade.
Quem tem um carro de placa amarela e quer rodar com ele nas ruas deve solicitar a atualização para a placa Mercosul. O serviço está disponível na mesma página, tendo todo o passo a passo descrito no site. Para a mudança de placa é cobrado uma taxa de R$ 469,91, que já inclui o licenciamento.

Por fim, a página também facilita o acesso para os colecionadores que querem colocar uma placa preta no seu veículo. O processo exige que o carro atenda algumas demandas específicas, como ter ao menos 30 anos e manter características de emissão de gases poluentes, ruído e demais itens condizentes com a tecnologia e cultura da época de sua fabricação.

A nova página explica exatamente todos os documentos e processos necessários para solicitar a alteração da placa. Além dos requisitos obrigatórios, o proprietário deve estar com o carro devidamente licenciado e pagar uma taxa de R$ 295,83 para emitir a segunda via do CRV para ter direito à placa preta.