Um empresário brasileiro foi preso na última semana em Stow, uma pequena cidade no estado de Massachusetts, após uma ação do ICE (Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos), o que gerou grande repercussão entre a comunidade local e autoridades políticas. Maximiano Fernandes, de 41 anos, natural de Porto Alegre (RS), foi detido no dia 28 de abril, quando chegava para trabalhar no Stow Café, um restaurante de sua propriedade, especializado em café da manhã e almoço. O estabelecimento foi comprado por Maximiano e um sócio em 2011, conforme apurado pelo portal Metro Daily News.
Segundo o Departamento de Segurança Interna dos EUA, a detenção ocorreu devido ao fato de Maximiano estar com o visto de turista B2 vencido. Em entrevista ao The Boston Globe, a secretária adjunta do órgão, Tricia McLaughlin, informou que o empresário excedeu o prazo de permanência permitido em seu visto, e ficará sob custódia do ICE enquanto aguarda os procedimentos legais relacionados à imigração. O departamento federal também destacou que Maximiano possui um histórico criminal, incluindo acusações de atentado ao pudor e agressão contra um menor de idade.
A polícia local esclareceu que não esteve envolvida na detenção e que não foi informada antecipadamente sobre a operação. Em uma nota publicada nas redes sociais, o Departamento de Polícia de Stow afirmou que a ordem de prisão foi emitida em razão de um caso de agressão e lesão corporal, que envolveu uma pessoa maior de 14 anos e foi recentemente resolvido no Tribunal Distrital de Concord, em referência a um incidente ocorrido em 2024.
Maximiano é casado e tem quatro filhos, incluindo trigêmeas. A família, que vive em Stow há 15 anos, recebeu apoio imediato da comunidade. Após a detenção, moradores de Stow e políticos de Massachusetts se mobilizaram para ajudar a esposa e as crianças do empresário. O senador Jamie Eldridge, por meio de uma publicação no Facebook, anunciou que ele e a representante Kate Hogan estavam assistindo a família de Maximiano, oferecendo suporte legal e emocional.
O senador expressou gratidão aos cidadãos que entraram em contato para expressar solidariedade à família de Maximiano e reafirmou o compromisso de ajudar na situação. “Agradecemos a todos que entraram em contato sobre a detenção de Max, proprietário do Stow Café, pelo ICE. A representante Hogan e eu estamos prestando assistência à família”, escreveu Eldridge.