A Lynk & Co segue preparando terreno para iniciar ainda este ano sua operação no Brasil. Depois do SUV compacto Z20, visto rodando em testes quase sem camuflagem pela cidade de São Paulo (SP), desta vez quem deu as caras por aqui foi o 08, um SUV grande híbrido plug-in que também marcará a fase inicial da marca no mercado brasileiro.
Pertencente ao Grupo Geely, a Lynk & Co desembarcará por aqui sem relações com a Geely, mas como uma marca da Zeekr, em um posicionamento de entrada – mas ainda premium. Outra diferença no posicionamento será de que, enquanto a Zeekr focará nos elétricos, a Lynk & Co também terá híbridos.

Este é caso do SUV 08, flagrado pelo leitor Diego Franco Martins, em Foz do Iguaçu (PR). O modelo é um híbrido plug-in que combina um motor 1.5 turbo a gasolina, com 139 cv e 23,5 kgfm, a um elétrico, este de 211 cv e 35,7 kgfm.
O conjunto é auxiliado por um câmbio DHT de três marchas, com tração dianteira, e resulta em uma potência combinada de 349 cv. É suficiente, segundo a marca, para levar o SUV de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos.

Há uma segunda versão, com dois motores elétricos traseiros, que chegam aos 585 cv de potência e 92,2 kgfm totais – o 0 a 100 km/h é feito em apenas 4,6 segundos. Mas as maiores chances para o Brasil são da versão de entrada.
Independente da configuração, no entanto, o Lynk & Co 08 é sempre equipado com uma bateria de 39,6 kWh com possibilidade de recargas lentas (AC) a até 11 kW e rápidas (DC) a até 85 kW, e promessa de autonomia elétrica de até 245 km. A autonomia total, segundo a marca, em ciclo chinês CLTC, é de 1.400 km.

O 08 é grande, com 4,82 metros de comprimento (portanto, maior do que um Jeep Commander), 1,69 m de altura, 2,1 m de altura e 540 litros de porta-malas. Em sua versão de entrada, menos potente, ele pesa 2.112 kg.
As operações da Lynk & Co começarão ainda em 2026. Porém, não há informações se o início das vendas está mantido para este ano, ou se foi adiado para 2027. Também não há confirmações sobre como será a operação, mas é possível que a nova marca tenha lojas independentes da Zeekr, com compartilhamento de pós-vendas, como oficinas. É a receita adotada por Renault e Geely, por exemplo.