Hélio Sousa Neto é detido por envolvimento em crime de vingança no Piauí

O parlamentar é investigado por sua possível participação na morte de Luís Carlos do Nascimento, vítima de um atentado a tiros no dia 3 de outubro de 2025

O vereador Hélio Sousa Neto (União Brasil), de Balsas, no Maranhão, foi detido na tarde desta quarta-feira (4) pela Polícia Civil do Piauí, sob suspeita de envolvimento no assassinato de um homem em Santa Filomena, no estado vizinho. A prisão ocorreu após Hélio se entregar voluntariamente na Delegacia de Gilbués (PI), onde foi cumprido um mandado de prisão temporária que estava em aberto desde dezembro do ano passado.

O parlamentar é investigado por sua possível participação na morte de Luís Carlos do Nascimento, vítima de um atentado a tiros no dia 3 de outubro de 2025. Luís Carlos foi baleado em frente à sua residência em Santa Filomena, quando um carro passou rapidamente e disparou contra ele. Até o momento, a polícia não conseguiu identificar quantas pessoas estavam no veículo no momento do crime.

Durante as investigações, a polícia descobriu que o carro utilizado na ação estava alugado em nome de Hélio. De acordo com o delegado Janilson Coutinho, o veículo pertencia a uma locadora de Balsas e o contrato de aluguel foi assinado pelo vereador.

As autoridades agora tentam esclarecer as motivações do crime, com suspeitas de que o assassinato de Luís Carlos tenha sido uma forma de vingança. O homem morto em Santa Filomena seria, segundo investigações preliminares, suspeito de ter matado o irmão de Hélio, Antônio Sousa Neto, em Riachão (MA) no mês de setembro de 2024. De acordo com a polícia, a motivação para o homicídio de Antônio teria sido uma discussão relacionada a um pagamento, possivelmente ligado a uma relação de trabalho entre ele e Luís Carlos.