Ícone do site Brasil Direto Notícias

Inflação deve ficar abaixo de 4% pela quarta semana seguida, apontam economistas

Por Brasil Direto

Os economistas projetam que a inflação neste ano deve ficar abaixo de 4% pela quarta semana consecutiva de queda, marcando a primeira vez que o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) é previsto abaixo desse nível.

Houve uma redução de 0,01 ponto percentual em relação à semana anterior. Apesar da tendência de desaceleração, a estimativa ainda está acima do centro da meta definida pelo Banco Central, que é de 3%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

Para os próximos anos, os analistas mantêm suas projeções em 3,8% para 2027 e 3,5% para 2028 e 2029, indicando estabilidade no cenário de médio prazo.

Nos demais indicadores, não houve alterações em relação ao último levantamento. A taxa básica de juros, por exemplo, permanece em 12,25% para este ano, enquanto o Copom manteve a Selic em 15% na reunião da última quarta-feira (28).

Entretanto, a expectativa do mercado é que a próxima reunião do Comitê de Política Monetária, prevista para março, resulte em um corte de 0,5 ponto percentual, reduzindo a Selic para 14,5%, encerrando o período de estabilidade observado desde o ano passado.

Quanto à economia real, o Produto Interno Bruto (PIB) deve crescer 1,8% em 2026, enquanto o dólar é projetado para R$ 5,50.

Sair da versão mobile