O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em uma disputa acirrada no cenário de segundo turno das eleições de 2026, de acordo com os resultados da pesquisa divulgada nesta quarta-feira (4) pelo Meio Ideia. A sondagem revela que Lula aparece em empate técnico com três potenciais adversários: Tarcísio de Freitas (Republicanos), Flávio Bolsonaro (PL) e Michelle Bolsonaro (PL).
O levantamento apontou que, em um segundo turno contra Flávio Bolsonaro, Lula teria 45,8% das intenções de voto, enquanto o senador alcançaria 41,1%. Em um cenário com Tarcísio, Lula somaria 44,7% e o governador de São Paulo ficaria com 42,2%. Por fim, contra Michelle, o petista obteve 40,7%, enquanto a ex-primeira-dama teria 45%. Todas essas diferenças estão dentro da margem de erro de 2,5 pontos percentuais, o que caracteriza empate técnico.
Em comparação com o levantamento de janeiro, a pesquisa de agora mostra que, no segundo turno, Lula continuaria à frente de Michelle e Flávio, mas com um resultado mais equilibrado contra Tarcísio.
Em simulações de primeiro turno, Lula se destaca em todas as sete possíveis disputas, com a maior parte das intenções de voto, embora algumas dessas diferenças também estejam no limite da margem de erro. Nos cenários mais apertados, como o que inclui Flávio Bolsonaro e Eduardo Leite (PSDB), o atual presidente lidera com 38,7%, frente a 35,3% de Flávio.
Outros cenários testaram o presidente e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, como candidatos do PT. Em disputas diretas, Haddad também se mantém competitivo, com ligeira vantagem sobre Flávio Bolsonaro em um cenário de segundo turno.
Na pergunta espontânea, na qual os entrevistados são questionados por quem votariam caso as eleições fossem hoje, Lula lidera com 33%, seguido por Flávio Bolsonaro, que saltou de 6,6% para 16,3% em relação ao levantamento anterior. Entre os demais nomes, os índices ficam abaixo de 5%.
A pesquisa também revelou o índice de rejeição aos candidatos. Lula foi o mais lembrado como “não votável” por 44% dos entrevistados, seguido por Flávio Bolsonaro (34%), Fernando Haddad (30%) e Michelle Bolsonaro (29,4%).
Por fim, a sondagem revelou que 62% dos eleitores dizem já ter decidido seu voto, enquanto 38% ainda estão indecisos. A pesquisa também indicou que 51% dos entrevistados acreditam que Lula não merece continuar no poder, enquanto 47% defendem sua permanência.