QR de fevereiro: Honda WR-V enfrenta Nissan Kait e o desmonte do Citroën C3

Há uma nova rivalidade forte entre as marcas japonesas. Tanto o novo Honda WR-V quanto o Nissan Kait, uma versão remasterizada da primeira geração do Kicks, disputam um lado mais conservador dos compradores de SUVs compactos.

Kait e WR-V não têm motor turbo nem são tão sofisticados por dentro, mas têm preços equivalentes e bom espaço interno para se defenderem. O Nissan está mais equipado que o primeiro Kicks, enquanto o WR-V tem pacote de segurança completo em todas as versões. Após os testes de desempenho e consumo, qual leva a melhor?

QUATRO RODAS 802
Arte/Quatro Rodas

O desmonte do Citroën C3

Nosso Citroën C3 rodou 100.000 km no teste de Longa Duração, foi desmontado e até marcou presença no Salão do Automóvel, mas precisamos de um mês a mais para apurar um problema que encontramos na estrutura do compacto. Ele se saiu até bem quanto ao motor e parte da suspensão, mas um parafuso pode ter colocado tudo a perder.

QUATRO RODAS 802
Arte/Quatro Rodas

Poer vs. Titano

Outro comparativo envolve duas picapes médias a diesel de origem chinesa que não querem ser vistas assim. A GWM Poer já está sendo montada no Brasil, enquanto a Fiat Titano chega importada do Uruguai. A seu favor, ambas têm preços competitivos e muito conteúdo. Revelamos o desempenho das duas e qual delas entrega mais por menos.

QUATRO RODAS 802
Arte/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Captiva elétrico

O Chevrolet Captiva está de volta ao Brasil, mas na forma de um SUV elétrico com foco na relação entre custo e benefício. Parte de uma contraofensiva da GM frente aos carros chineses, ele ainda chega importado da China, mas será montado no Brasil ainda em 2026. Veja se faz jus ao nome.

QUATRO RODAS 802
Arte/Quatro Rodas

Novo VW Taos

Já testamos o Taos 2026, que chega para marcar a estreia do novo visual do SUV médio, agora importado do México. Também é a primeira vez que testamos a combinação do motor 1.4 TSI com o câmbio automático de oito marchas, que logo estará presente em outros carros da Volkswagen.

QUATRO RODAS 802
Arte/Quatro Rodas

Ram Dakota

Irmã de luxo da Fiat Titano? Talvez. O nome Dakota está sendo resgatado na forma de uma picape média com cabine dupla e motor turbodiesel, uma combinação rara no modelo original, vendido na virada do século. Mas a combinação de acabamento e telas melhores bastam para ela?

Continua após a publicidade

QUATRO RODAS 802
Arte/Quatro Rodas

Novo Haval H6

A reestilização do Haval H6, híbrido mais vendido do Brasil, coincidiu com o início da sua montagem no Brasil. A nova dianteira é o cartão de visitas, mas houve melhorias em pontos onde nem se imaginava que a GWM estava disposta a melhorar.

QUATRO RODAS 802
Arte/Quatro Rodas

Os 100 anos do Rolls-Royce Phantom

Visitamos a maior coleção de Rolls-Royce do mundo para contar como o Phantom evoluiu ao longo dos últimos 100 anos, ajudando a ressignificar o que é um carro de alto luxo.

QUATRO RODAS 802
Arte/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Carta ao leitor – Campeões de bilheteria

É preciso muito cuidado ao se fazer comparações. Por isso, nossos testes seguem procedimentos padronizados, para que todos os carros testados por nós possam ser comparados. Nos comparativos, procuramos realizar todos os ensaios nos mesmos dias, mas nem sempre é possível, por isso, informamos as médias das temperaturas e a umidade relativa nos dias das avaliações, para que o leitor mais técnico e conhecedor possa fazer eventuais correções, a partir dessas variações meteorológicas.

Toda essa introdução, porém, não é para falar dos testes desta edição: vale como um pedido de licença para comparar a audiência dos vídeos mais vistos de nosso canal no You-Tube, sabendo que eles foram postados em épocas diferentes, o que implica no tempo em que estão no ar e na quantidade de inscritos, que não para de aumentar no canal. Feitas essas ressalvas, posso estabelecer um ranking sem receio de estar sendo incorreto ou injusto.

Enquanto fechávamos esta edição, observamos que o vídeo sobre o novo Geely EX2 PRO obteve ótima recepção do público, conseguindo 72.000 visualizações em 24 horas, o que significa quase o triplo da média das publicações regulares. Isso nos fez lembrar do caso de sucesso que foi o lançamento do VW Tera, em fevereiro de 2025. O Tera bateu todos os recordes e chegou a 140.000 visualizações em 24 horas.

O feito do VW é ainda maior se levarmos em conta que naquele tempo o canal da QUATRO RODAS tinha menos de 588.224 inscritos (chegou a essa marca dias depois, ajudado pelo vídeo do Tera) e hoje (no dia em que escrevo esta carta) soma 650.800 inscritos.

É curioso observar que lançamentos costumam ter audiência elevada na estreia. Mas, ao longo do tempo, conteúdos mais curiosos tendem a somar mais visualizações. No ranking dos mais vistos de todos os tempos temos em primeiro lugar Ford F-Maxx, com 2.043.114 views, em quatro anos, uma picape transformada a partir de um chassi de caminhão. Em segundo, vem Yangwang (BYD) U8, um SUV de luxo que navega e gira 360o, com 1.397.770 views com dois anos de cartaz. E, em terceiro, outra picape, a Ram 2500, com 1.382.846 views em seis anos. Acima de 1.000.000 de visualizações ainda existe o caminhão Peterbilt 389 (1.380.586), um vídeo sobre fiscalização por drones nas estradas (1.238.007), a Ram 1500 (1.181.045) e nossa participação no Red Bull Ladeira Abaixo (1.124.767). Esses números aumentam todos os dias, mas existe um certo equilíbrio entre os vídeos, de modo que as posições relativas entre eles, no ranking, devem permanecer.

Continua após a publicidade

Ao público que nos prestigia só temos a agradecer e dizer que seguiremos trabalhando para entregar o melhor conteúdo sempre. Se você ainda não assistiu a esses vídeos, convido a assistir. Procure por “Vídeos” e, depois, “Em alta”. E, se ainda não se inscreveu, aproveite para fazer isso.

Abraço!

Paulo Campo Grande
Diretor de redação

QUATRO RODAS 802

Publicidade