Tempestade em Portugal e Espanha causa mortes e desaparecimentos

Na Espanha, uma menina está desaparecida após ser arrastada pelas águas do rio Turvilla, na província de Málaga, ao tentar salvar seu cachorro

Uma tragédia em meio ao mau tempo atingiu a Península Ibérica nesta quarta-feira (4), quando uma tempestade intensa afetou Portugal e Espanha, deixando vítimas e causando graves danos. Um homem de 70 anos morreu em Portugal após ser arrastado por uma enxurrada enquanto estava dentro de um carro na região do Alentejo. Ele foi uma das vítimas fatais da tempestade que assolou o país.

Na Espanha, uma menina está desaparecida após ser arrastada pelas águas do rio Turvilla, na província de Málaga, ao tentar salvar seu cachorro. Embora o corpo do animal tenha sido encontrado, a jovem segue desaparecida e as autoridades continuam as buscas. A força das águas e a correnteza que se formaram nos rios e barragens da região intensificaram o risco de novos acidentes.

A situação nas duas nações continua grave, com 14 rios e 10 barragens na Espanha em risco extremo de transbordamento. Em várias áreas de Portugal, os moradores enfrentam o impacto da cheia, com águas que chegaram a atingir a cintura em algumas localidades. Para tentar conter os danos, sacos de areia foram colocados nas portas de comércios e residências.

Este evento se segue aos danos causados pela tempestade Kristin, que em janeiro deixou nove mortos e enormes prejuízos em Portugal, com custos estimados de 4 bilhões de euros (aproximadamente R$ 25 bilhões) para a reconstrução das áreas afetadas. E as previsões para os próximos dias indicam que a tempestade Leonardo ainda pode trazer mais chuvas e ventos fortes à região. Além disso, a agência meteorológica espanhola alerta para a aproximação da tempestade Marta, que deve atingir o país no fim de semana.