O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que se apresenta como pré-candidato à Presidência da República, participou nesta terça-feira (23) de uma agenda ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), durante a Feicorte (Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne), realizada em Presidente Prudente, no interior paulista.
No evento, o parlamentar direcionou sua fala ao setor do agronegócio e afirmou que pretende atuar nos Estados Unidos contra a criação de novas tarifas sobre produtos brasileiros. Segundo ele, os produtores rurais estariam sendo prejudicados pelo cenário político atual.
Flávio declarou que o campo enfrenta dificuldades provocadas, em sua avaliação, pela condução do governo federal. Ele afirmou: “O agro em especial deveria ter mais respeito do governo federal, tinha que ter mais responsabilidade”, ao comentar a situação do setor.
O senador também afirmou que viajará novamente aos Estados Unidos no início de julho para tratar do tema. “Mais uma vez no dia 6 de julho agora vou aos Estados Unidos para fazer a defesa das empresas brasileiras, para que não sejam novamente tarifadas com mais 25% dos nossos produtos que forem exportados para os Estados Unidos, porque nós já temos as empresas mais taxadas do mundo pelo atual governo. Não é justo”, disse.
A presença de Flávio no evento ocorreu ao lado de lideranças políticas da direita, em uma programação que reuniu também o governador Tarcísio de Freitas e outros nomes do grupo político. Esta foi a segunda aparição conjunta dos dois em menos de uma semana — a primeira ocorreu no sábado (20), em Guarulhos, durante o lançamento da pré-candidatura ao Senado do presidente da Assembleia Legislativa paulista, André do Prado (PL).
O encontro em Presidente Prudente também serviu como palco para outras pré-candidaturas, incluindo o deputado federal Guilherme Derrite (PP-SP) e o próprio André do Prado, além do ex-secretário da Agricultura Guilherme Piai (PL-SP), que lançou sua pré-candidatura à Câmara dos Deputados.
Durante a programação, Tarcísio de Freitas fez elogios a Flávio Bolsonaro e também ao ex-presidente Jair Bolsonaro. O governador destacou desafios enfrentados no período anterior e afirmou: “O Brasil, segundo ele, enfrentou na gestão Bolsonaro desastre de Brumadinho, Covid-19, Guerra da Ucrânia e, apesar disso, terminou com estatais dando lucro. ‘Esse legado hoje está sob sua responsabilidade. Você está se preparando e vai fazer o melhor, tenho certeza’”, disse Tarcísio ao se dirigir ao senador.
No ano anterior, a presença de Jair Bolsonaro na Feicorte também havia transformado o evento em um ato de apoio político. A feira e outros grandes encontros do agronegócio vêm se consolidando nos últimos anos como espaços de forte presença de lideranças da direita no país.
Movimento semelhante foi observado na Agrishow, realizada entre abril e maio em Ribeirão Preto, que contou com a participação de Flávio e Tarcísio, além de discursos críticos ao governo federal. Na ocasião, o senador chegou a afirmar que o governador paulista “um dia” será presidente.
Na edição atual da Feicorte, o governo de São Paulo anunciou ações como a entrega de títulos de regularização fundiária rural para médias e grandes propriedades, a doação do recinto de exposições Jacob Tosello ao município de Presidente Prudente e a inauguração de unidades do programa Cozinhalimento.
Antes da programação política, o governador também participou da entrega do novo complexo da Polícia Técnico-Científica, que reúne o Instituto Médico Legal (IML) e o Instituto de Criminalística, além de melhorias em delegacias da região.
A Feicorte reúne 140 expositores, cerca de 500 animais em exposição e programação técnica com aproximadamente 40 horas de conteúdo até sexta-feira (26). A expectativa dos organizadores é de um público de até 25 mil pessoas ao longo do evento.