A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do medicamento Inluriyo® (tosilato de inlunestranto), indicado para o tratamento de pacientes adultos com câncer de mama localmente avançado ou metastático que já tenham sido submetidos a terapia endócrina.
O fármaco é destinado a casos de tumores com receptor de estrogênio positivo (ER+), negativos para o receptor HER2 (HER2-) e que apresentem mutação no gene ESR1 (ESR1m), condição que pode influenciar a resposta ao tratamento hormonal.
Desenvolvido pela farmacêutica Eli Lilly, o Inluriyo® é administrado por via oral e utilizado como terapia única, ou seja, em monoterapia.
A Anvisa ressalta que o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil. De acordo com estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o país deve registrar cerca de 73.610 novos casos por ano no período de 2023 a 2025, o que representa aproximadamente 30,1% de todos os diagnósticos de câncer em mulheres.
A aprovação do medicamento amplia as opções terapêuticas disponíveis para pacientes em estágios mais avançados da doença, especialmente aqueles com perfis genéticos específicos.