Levou mais tempo do que o esperado, mas os Toyota Yaris e Yaris Sedan enfim encerraram suas carreiras no Brasil. A dupla não aparece na tabela de preços válida para agosto e a fabricante confirmou à QUATRO RODAS o fim das vendas do hatchback e do sedã.
Os dois saem de linha sem substitutos diretos, com as mesmas carrocerias. Caberá ao Yaris Cross ocupar a lacuna deixada.
O fim do Yaris no Brasil não é uma surpresa. A produção em Sorocaba (SP) para abastecer o mercado nacional foi encerrada em 31 de dezembro de 2024. O hatch ainda é feito no interior paulista, porém somente para exportação, algo justificado pelo sucesso em alguns mercados, como a Argentina.

Desde então, a Toyota vinha vendendo o estoque remanescente tanto na fábrica quanto nas concessionárias. O modelo começou a dar sinais de que seu fim estava próximo em maio, quando os emplacamentos entraram em uma queda vertiginosa mês a mês. O Yaris Sedan foi de 599 unidades vendidas em abril para 266 veículos no mês seguinte, enquanto o hatch caiu de 827 unidades para 530.
A situação se agravou em junho, com ambos emplacando menos de 200 unidades. Em julho, o Yaris hatch teve somente 16 unidades emplacadas e o sedã contabilizou 31 unidades. Agora em agosto, os números parciais da Fenabrave indicam que o Yaris Sedan emplacou 4 unidades e o hatch apenas 3 veículos.
Procurada por QUATRO RODAS, a Toyota repetiu o posicionamento anterior sobre o fim da produção para o mercado brasileiro e que seguirá sendo feito somente para exportação:
A Toyota do Brasil encerra a produção do Yaris hatch e sedã para comercialização no mercado brasileiro após seis anos de importante contribuição para o fortalecimento da presença da marca no País e na América Latina. Reconhecido pela qualidade, durabilidade e confiabilidade, o modelo segue em produção para atender a mercados de exportação na região, como é o caso da Argentina. O fim da comercialização não afeta os empregos da unidade, que continuará funcionando em três turnos para atender às novas demandas do mercado brasileiro e de toda a nossa região.
Com isso, a Toyota deixa de vender tanto um hatch quanto um sedã do segmento B e só não abandonará por completo os modelos compactos por estar prestes a lançar o Yaris Cross, um SUV para rivalizar com Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta, Chevrolet Tracker e tantos outros. A estreia está prevista para outubro, com uma versão híbrida.
O Yaris chegou ao Brasil em 2018, posicionando-se como uma opção acima do Etios como um carro um pouco mais equipado e caro. Enquanto o Etios brigava com Gol e Onix Joy, o Yaris hatch mirava no Polo e a nova geração do Onix. Apesar de ter o mesmo nome, o modelo vendido no Brasil não era igual ao da Europa, e sim a versão desenvolvida para mercados emergentes na Ásia.