A picape intermediária da Toyota pode estar mais próxima do que imaginamos. A montadora japonesa confirmou que está trabalhando em uma picape menor que a Hilux, com potencial de concorrer com a Fiat Toro e a Ford Maverick.
O mercado para essas picapes está crescendo e não apenas no Brasil. Tanto que a confirmação da picape partiu do chefe de planejamento e estratégia da Toyota Motor North America, Cooper Ericksen, em entrevista à Motor Trend: “As decisões já foram tomadas. A questão é quando poderemos lançá-la. Não é uma questão de ‘se’ neste momento.”

O cronograma, no entanto, não é imediato. Segundo a publicação, a caminhonete só deve estrear no segundo semestre de 2027. E a Toyota, calcula vender entre 100 mil e 150 mil unidades anuais apenas nos Estados Unidos. Até o momento o mercado é dominado pela picape da Ford, que desbancou a Hyundai Santa Cruz.
Esta nova picape intermediária da Toyota também será fabricada no Brasil. Uma nova ala está sendo construída na fábrica de Sorocaba (SP) para produzir a nova picape junto com o Corolla (cuja produção sairá da fábrica de Indaiatuba). A nova fábrica ficará pronta dentro de um ano, podendo, a partir de então, se preparar para a produção da nova picape.
Por usar a arquitetura do Corolla Cross, chegará às lojas com motorização híbrida HEV, outro ponto que a Ford tem aproveitado com a Maverick, a única deste tamanho a ser eletrificada. A Toyota até considerou uma caminhonete elétrica, mas com a queda na demanda por veículos elétricos, um híbrido faria mais sentido.
Espera-se que já venha com o novo sistema híbrido, que combina um motor 2.0 à tecnologia ao invés do 1.8 atual, elevando a potência para algo em torno de 220 cv no caso da picape e com tração 4×4. A bateria deverá ser a mesma de 18,1 kWh usada pelo RAV4 PHEV.
Nos EUA, a intenção da Toyota é ter uma caminhonete menor, que não roube vendas da Tacoma (a prima norte-americana da Hilux), e entre no segmento da Ford Maverick e Hyundai Santa Cruz, que está em alta nos Estados Unidos.
Ainda sem nome definido, o modelo utilizará uma variação da plataforma TNGA. A Ford Maverick tem seu modelo de entrada custando U$ 28.145 (equivalente a R$ 152.650,04). A estimativa é que o modelo da montadora japonesa chegue no mercado valendo U$ 30.000 (equivalente a R$ 162.711,00). A sua atual rival pode carregar até 1800 quilos, e acredita-se que o modelo da Toyota carregue pelo menos esse valor, ou mais.