Em breve no Brasil, a MG – marca britânica controlada pelo grupo chinês SAIC – anunciou que lançará 13 veículos eletrificados em dois anos. O investimento será de 10 bilhões de yuans (cerca de R$ 7,6 bilhões) dedicados justamente ao desenvolvimento de carros elétricos, híbridos plug-in e elétricos com extensor de autonomia.
O objetivo da empresa é justamente sustentar sua expansão internacional, mas a empresa também precisa crescer na China.

A MG já conquistou seu espaço na Europa, onde vendeu 153.100 unidades vendidas no primeiro semestre de 2025. É praticamente o triplo das 57.254 unidades que vendeu na China entre janeiro e julho. A ausência de novos carros elétricos explica, em partes, a demanda reduzida. Agora, a marca se prepara para preencher essa lacuna com tecnologia e design renovados.
De acordo com o gerente geral da MG, Chen Cui, os carros a combustão continuam em alta na China, com destaque para o sedã MG5, popular entre jovens e entusiastas de personalização. Porém, a marca pretende voltar sua atenção para os veículos elétricos.

A MG aproveitará tecnologias e cadeia de suprimentos da SAIC, que mantém projetos conjuntos com Audi e Huawei. A marca também planeja investir em conectividade veicular com a Oppo e baterias de estado semissólido, reforçando seu objetivo de se tornar referência global em eletrificação.

A nova geração do hatch MG4 inaugurou essa nova fase, em uma ação feita pela marca, que foi denominada como “Programa Pioneiro”. Nela, foram disponibilizadas 500 unidades do veículo para reservas antecipadas pelo aplicativo MG Live. Esse lote exclusivo se esgotou em apenas 4 minutos e 36 segundos, reforçando a receptividade do público ao novo modelo.

Na sequência, a pré-venda começou em 5 de agosto. O resultado surpreendeu: mais de 20 mil pedidos confirmados em poucos dias. Diante dessa procura, a MG antecipou o lançamento oficial, que estava previsto para setembro, para 29 de agosto.
O design do MG4, sob supervisão de Shao Jingfeng, mantém o formato hatch e incorpora elementos inspirados no MG Cyberster, como logotipo iluminado na dianteira e lanternas traseiras em forma de flecha. O modelo mede 4.395 mm de comprimento, 1.842 mm de largura e 1.551 mm de altura, com entre-eixos de 2.750 mm. Seis cores de carroceria estão disponíveis.