Ancelotti mantém clima de testes e ainda não define seleção para a Copa

O clima de "vestibular" será predominante nos treinos que começam nesta segunda-feira (1º), na Granja Comary, em Teresópolis

Mesmo com a vaga garantida na Copa do Mundo, a seleção brasileira ainda está longe de ter a cara do torneio. O técnico Carlo Ancelotti pretende estender ao máximo a fase de testes para conhecer melhor os jogadores, não apenas no aspecto técnico, mas também na convivência e adaptação pessoal.

O clima de “vestibular” será predominante nos treinos que começam nesta segunda-feira (1º), na Granja Comary, em Teresópolis. A ideia da comissão técnica é só definir o time titular de forma definitiva na última convocação antes da Copa, em junho.

Por isso, a lista para os confrontos contra Chile e Bolívia inclui nomes considerados alternativos, como Kaio Jorge, Jean Lucas, Samuel Lino, Caio Henrique, Vitinho e Douglas Santos. Ao mesmo tempo, alguns jogadores de destaque ficaram de fora, como Vinícius Júnior, Rodrygo, Militão e Neymar.

Ancelotti afirmou em entrevista ao UOL que mantém cerca de 70 jogadores sob observação. Para as pré-listas enviadas à FIFA, normalmente seleciona aproximadamente 50 nomes. Após os jogos deste mês, a equipe terá compromissos em outubro (Coreia do Sul e Japão), em novembro e em março de 2026.

O planejamento até a Copa terá duração de cerca de um ano, com a ideia de convocar uma base de 15 a 16 jogadores em cada período, permitindo a realização de testes e observações estratégicas.

Convocação atual (após cortes)

Goleiros:

Alisson (Liverpool), Bento (Al Nassr), Hugo Souza (Corinthians)

Laterais:

Wesley (Roma), Vitinho (Botafogo), Caio Henrique (Monaco), Douglas Santos (Zenit)

Zagueiros:

Marquinhos (PSG), Gabriel Magalhães (Arsenal), Alexsandro Ribeiro (Lille), Fabricio Bruno (Cruzeiro)

Meio-campo:

Andrey Santos (Chelsea), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Jean Lucas (Bahia), Lucas Paquetá (West Ham)

Atacantes:

Raphinha (Barcelona), Estêvão (Chelsea), Gabriel Martinelli (Arsenal), Samuel Lino (Flamengo), João Pedro (Chelsea), Kaio Jorge (Cruzeiro), Luiz Henrique (Zenit), Richarlison (Tottenham).