QR de setembro: invasão chinesa continua, agora com o Chevrolet Spark

Da China com amor, mas agora com um toque brasileiro. A edição de setembro de QUATRO RODAS coloca à prova o novo SUV elétrico da Chevrolet, o Spark EUV, um projeto que a marca desenvolveu em parceria com as chinesas SAIC e Wuling. A chegada do modelo por aqui tenta apagar o passado de pouco sucesso da GM com carros elétricos, uma vez que os Bolt EV e EUV não vingaram por aqui.

No primeiro contato, o Spark EUV mostrou que está preparado para o jogo, com acabamento refinado e bom pacote de equipamentos. O modelo se posiciona na mesma faixa de preço do badalado BYD Dolphin, tornando-se um adversário de peso no segmento de entrada do mercado de elétricos.

QR DE SETEMBRO
Reprodução/Quatro Rodas

Outros destaques

Retorno em dose dupla

A invasão chinesa continua, porém agora com uma estratégia diferente: as marcas trazem a expertise da China, mas com a chancela de empresas tradicionais do mercado automotivo.

QR DE SETEMBRO
Reprodução/Quatro Rodas

A Geely, que havia deixado o Brasil, retorna em grande estilo com o SUV EX5, que surpreende não só pelas aparências, mas também pelo acabamento de primeira e pelo recheado pacote de equipamentos. Mas ela não para por aí.

QR DE SETEMBRO
Reprodução/Quatro Rodas

A Smart, que é controlada pela Geely, planeja seu retorno ao Brasil no ano que vem, com o SUV #5, um modelo que surpreende por ser elétrico e ter a chancela da Mercedes-Benz na parte de estilo, um modelo que busca o equilíbrio entre visual esportivo e conforto.

Queridinhos do Brasil

ED-QRODAS-797-33-[18439933_2].pdf
Fernando Pires/Quatro Rodas

Reunimos os quatro SUVs compactos mais vendidos do Brasil: os experientes Volkswagen T-Cross e Hyundai Creta enfrentaram a dupla Chevrolet Tracker, recém-reestilizado, e o Nissan Kicks de nova geração. Veja qual levou a melhor.

Continua após a publicidade

A receita do sucesso

Apesar de não ter o mesmo vigor nas vendas de antes, o Chevrolet Onix segue na ativa e agora chega à linha 2026. O hatch, que é o carro mais vendido da história da GM no Brasil, mostra que um projeto sólido é a melhor receita para se manter em evidência.

QR DE SETEMBRO
Reprodução/Quatro Rodas

O modelo, que tem mais de 3 milhões de unidades produzidas, recebe poucas mudanças estéticas, mas mantém a mesma essência que o tornou um dos queridinhos. Com a mesma mecânica de sempre, a Chevrolet trocou a tão falada correia banhada a óleo, por outra feita com material mais resistente, segundo a marca. Será que agora os problemas vão acabar?

Compartilhe essa matéria via:

Mr.Finesse

Para quem não dispensa um sedã clássico, a nova geração do Audi A5 chega ao Brasil com a missão de substituir o A4. O modelo, que é um dos mais importantes da marca por aqui, traz um novo motor e visual mais esportivo. O A5 busca o seu espaço no concorrido segmento de sedãs premium, onde enfrenta rivais de peso como o BMW Série 3 e o Mercedes-Benz Classe C.

QR DE SETEMBRO
Reprodução/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

O Rei do Brasil

No Brasil não há ninguém mais rápido que ele. O Porsche Taycan chega ao nosso mercado com toda essa “marra” e não é para menos. Com o overboost, controle de tração e o Attack Mode sua potência chega aos 1.108 cv. Tudo bem que é apenas por dois segundos, mas já são o suficiente para fazer o esportivo elétrico chegar a velocidades impressionantes.

QR DE SETEMBRO
Reprodução/Quatro Rodas

Para se ter uma noção, ele precisa de apenas 2,5 s para chegar aos 100 km/h. Se continuar com o pé embaixo, ele chegará aos 200 km/h em 6,5 s e continua até a velocidade máxima de 305 km/h, de acordo com a Porsche.

CAPA SETEMBRO 2025
Arte/Quatro Rodas

Carta ao leitor

Histórias de amor

No jornalismo, é comum encontrar profissionais que passaram pela mesma empresa mais de uma vez, na carreira. E, na Abril, em particular, isso ocorre com frequência. Eu mesmo sou um desses casos, estando na minha segunda passagem pela editora, sem contar com colaborações esporádicas para diferentes títulos da casa, no período em que estive fora. Existe até um dito mais ou menos popular na empresa, o qual fala que as pessoas não conseguem ficar muito tempo longe da sombra da árvore (se referindo ao símbolo da Abril).

O moço da foto ao lado, o jornalista Alexandre Ule Ramos, é um exemplo desses, com a particularidade de ter trabalhado sempre para a mesma publicação, a QUATRO RODAS. Depois de um período como funcionário, em 1993, Alexandre passou a ser colaborador freelancer e até hoje ele é chamado para prestar seus serviços à revista.

Continua após a publicidade

Alexandre tem 40 anos de profissão e colabora com QUATRO RODAS desde sempre. Por aqui, já fez de tudo: impressões ao dirigir, testes e matérias diversas. Sua especialidade é o Melhor Compra, guia ao qual ele se dedicou por 15 anos, escrevendo ou participando da apuração dos da dos. Este ano, ele teve outra missão: pesquisar o conteúdo para 18 edições especiais que preparamos para presentear as fabricantes de auto móveis que atuam no Brasil.

Arte
Alexandre: feliz e orgulhoso com a coleção de 18 revistas que ajudou a fazerArte/Quatro Rodas

Foram edições de exemplar único, que entregamos aos presidentes das empresas ou seus representantes presentes no evento de comemoração dos 65 anos de QUATRO RODAS, que aconteceu no mês passado. Cada exemplar mostra a história de uma marca, nos últimos 65 anos, contada por QUATRO RODAS, através de capas, testes e matérias, que foram reproduzidas.

Alexandre foi chamado por conta do conhecimento que tem da indústria, sendo capaz de selecionar com facilidade os modelos e os fatos mais importantes de cada marca. Isso porque, além de especializado no assunto, ele é entusiasta nas horas vagas. Dono de uma coleção com 7.500 miniaturas, ele tem também “alguns carros” em escala 1:1 e mantém uma página no Facebook e no Instagram, @german.garagem.br, dedicada aos modelos alemães.

Continua após a publicidade

 “A primeira coisa que li na vida, de verdade, foi QUATRO RODAS”, diz Alexandre, que, sendo filho de uma pedagoga, foi alfabetizado antes de completar 4 anos de vida. “E mesmo tendo passado por outros lugares, até mesmo como editor-chefe, QUATRO RODAS foi a mais importante experiência automotiva que tive na vida, sendo fundamental para a formação do meu amor pelos automóveis”, declara. 

Se você, leitor, como pessoa ou profissional, tem uma ligação tão forte com QUATRO RODAS como a do Alexandre (e a minha) e gostaria de compartilhar conosco, nós teremos um enorme prazer em saber. Pode enviar para o meu e-mail [email protected]

Abraço.

Quatro Rodas
Paulo Campo Grande, redator-chefe de QUATRO RODASArte/Quatro Rodas
Publicidade