Agora é oficial: a Porsche não aceitará novas encomendas para os 718 Boxster e Cayman. A caderneta de pedidos está oficialmente encerrada no mundo todo, mas esse ainda não será o fim dos esportivos.
Já é certo que eles se tornarão elétricos em um futuro não muito distante e o fim das encomendas serve para a Porsche preparar essa transição. Ainda é possível comprar um 718 em alguns países, mas os interessados terão que se contentar com as unidades em estoque. A produção deve continuar até 2026, para conseguir zerar todos os pedidos.
Em algumas regiões, a Porsche já até parou de oferecer a dupla de esportivos aos clientes. Isso aconteceu na Europa, mas por outro motivo. Em 2024, a nova lei de segurança cibernética europeia entrou em vigor, e os 718 não atendiam a todas as novas regulamentações, a Porsche então decidiu que não valia a pena atualizá-los e tirou a dupla de linha, assim como o Macan.

Como dito, a dupla retornará elétrico e o prazo é médio, conforme já foi dito pelo CEO Oliver Blume. Protótipos já foram vistos em teste, mas ainda não há informações sobre seus motores. O executivo já prometeu que eles serão “ainda mais dinâmicos, ainda mais potentes, com uma experiência de direção pura”.
Sem quaislquer números divulgados, as especulações falam sobre os esportivos adotarem duas configurações diferentes: com motor único e tração traseira e com dois motores e tração integral.
Apesar do retorno garantido, isso marca o fim dos 718 a combustão. O Boxster, versão conversível, foi quem chegou primeiro. Seu primeiro protótipo foi mostrado no Salão de Detroit de 1993. A primeira geração (986) só foi lançada três anos depois, no final de 1996.

O Cayman surgiu anos mais tarde, para atender aqueles que queriam o esportivo em versão cupê. Seu lançamento aconteceu em 2005 com a geração 987.
A dupla manteve esses nomes até 2016, quando a Porsche decidiu rebatizá-los introduzindo o nome 718. O número é uma homenagem ao 718 RSK, carro de corrida da Porsche que fez sua estreia nas 24 horas de Le Mans em 1957.