As vendas do esperado VW Golf GTI começaram neste sábado (06) e terminam já no domingo (07). Sim, o primeiro lote com 350 unidades do hatch médio esgotou em apenas um fim de semana.
Com o sucesso a marca anunciou um segundo lote de 150 unidades que será ainda mais restrito e aberto essa semana. A expectativa é que sejam vendidas em questão de horas, afinal a lista de espera ultrapassa 400 clientes. Serão, portanto, 500 carros reservados em 2025, com entregas programadas para o ano que vem.
Conforme QUATRO RODAS já havia adiantado, o Golf GTI não foi comercializado em formato convencional nas lojas.
Para reservar uma das 350 unidades, o comprador teve que comprovar um histórico de posse de outros modelos das siglas GTI, GTS ou GLI. E também concordar em revender o GTI apenas para a própria Volkswagen.
Cada compra terá um contrato de preferência de recompra pela Volkswagen. Ou seja, a revenda não poderá ser feita imediatamente a terceiros – não se sabe por quanto tempo o contrato será válido. É meio que a estratégia usada pela Ferrari para evitar uma supervalorização dos seus carros que, em geral, também só são vendidos a clientes que têm histórico com a marca.
Além disso, o sistema de entregas será FIFO (First in, first out), ou seja, seguirão a ordem de compra. As entregas podem ficar para 2026 e serão feitas em autódromos.
Finalizada a compra, o cliente receberá um kit GTI Experience. Trata-se de uma grande caixa que destaca uma plaqueta de acrílico atestando a propriedade do modelo, além de um cartão de membro para o GTI Club (que proporcionará acesso a experiências exclusivas), um chaveiro GTI e um óculos de sol da linha GTI, feito em parceria da Volkswagen com a Chilli Beans.
O esportivo foi oferecido em duas configurações. A de entrada, por R$ 430.000, tem os bancos com revestimento em tecido xadrez e resfriamento tradicionais. A segunda opção custa R$ 445.000 e inclui bancos de couro Vienna com aquecimento e resfriamento.
Ambas as versões podem ser encomendadas em quatro cores sem custo adicional: Vermelho Kings, Preto Mythos, Cinza Moonstone e Branco Puro. Para garantir a reserva, o comprador precisa pagar um sinal de 10% do valor do carro (ou seja, R$ 43.000 ou R$ 44.500) e só então o carro será incluído no planejamento de produção da fábrica de Wolfsburg, na Alemanha.