Rimac prepara bateria para carros elétricos que pode recarregar em menos de sete minutos

As estrelas dos Salões do Automóvel são os novos veículos, mas eles também servem para conhecermos as novas tecnologias automotivas. É o que faz a Rimac no Salão de Munique, onde apresentou suas novas baterias.

São quatro diferentes tipos de bateria, sendo duas para elétricos e outras duas para híbridos. E, como explica o COO da Rimac, Nurdin Pitarević, não se trata de protótipos, mas sim tecnologias quase prontas para serem apresentadas: “O que estamos apresentando na IAA representa a convergência de inovação revolucionária e prontidão de produção. Estas não são simplesmente tecnologias conceituais; eles foram desenvolvidos para serem soluções prontas para produção que alimentarão centenas de milhares de veículos nos próximos anos.”

Rimac baterias
Bateria Evolution à direita, e Next Gen à esquerdaRimac/Divulgação

A mais impressionante delas foi feita em parceria com a ProLogium e o Mitsubishi Chemical Group. É uma bateria de estado sólido que ultrapassa os “limites da densidade de energia e segurança”.

Chamada de bateria “Next Gen”, ela tem capacidade de 100 kWh e uma densidade energética de 260 Wh/kg. O que mais impressiona é o seu tempo de carregamento incrivelmente curto, podendo ir de 0% a 80% em apenas 6 minutos e meio utilizando um carregador rápido.

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Rimac/Divulgação

A previsão de lançamento da nova tecnologia é 2027 e não deve estar restrita apenas aos carros da Rimac. A empresa também tem parcerias com outras grandes montadoras, como a Porsche e a BMW.

Outra bateria voltada para os elétricos é a Evo, que deve ser lançada já em 2026. Sua densidade energética é um pouco menor, de 213 Wh/kg, mas tem os mesmos 100 kWh de capacidade. Isso influencia no seu tempo de recarga ligeiramente maior, precisando de 16 minutos para ir de 0% a 80%.

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A Rimac também apresentou outras duas baterias para carros híbridos, com capacidades entre 1 e 17 kWh e que também chegarão ao mercado em 2026. Segundo a marca, elas terão células intercambiáveis e uma arquitetura “cell-to-pack” — que elimina os módulos intermediários e integra as células individuais diretamente na bateria — com recursos avançados de segurança e gerenciamento térmico.

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A última tecnologia apresentada pela Rimac não está relacionada às baterias, mas é voltada para os elétricos. Trata-se de novos eixos “ultracompactos” para veículos de alto desempenho, podendo servir desde os hot hatches até SUVs. Trata-se dos eixos Sinteg 300 e 550, que suportam potências entre 203 cv a 489 cv, e torque entre 255 kgfm e 637 kgfm. 

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O eixo é composto por um rotor ultraleve capaz de girar até 25000 rpm e é tão compacto que pode caber em uma mala de mão. A montadora afirma que o 550 chegará primeiro ao mercado, já no próximo ano. 

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