Novo Toyota Corolla ousa com frente do Prius mas motores decepcionam

O Toyota Corolla já está com sua nova geração (a décima terceira) pronta, pelo menos para o mercado chinês. É o que revela o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) da China, que divulgou as primeiras imagens e informações sobre o sedã nos documentos de homologação do país, mostrando não apenas como será o seu design como também as medidas e o que podemos esperar de sua motorização.

As mudanças mais impactantes estão na dianteira, que abandona o visual conservador e adota uma linguagem mais moderna e agressiva, alinhada a outros lançamentos da marca como o Camry e o Prius. Esta possibilidade já havia sido levantada em outras mídias, inclusive com projeções do sedã usando a mesma identidade visual.

Toyota Corolla 2027 em imagens vazadas
MIIT/Reprodução

Destaque para os faróis em formato de “C”, unidos por uma barra de LED sobre uma grade mais discreta. A traseira também foi atualizada com lanternas interligadas, uma tendência atual do mercado. Apesar de não estar nas fotos, o sedã continuará a ter um teto solar como opcional.

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Em termos de dimensões, o novo Corolla cresceu significativamente. O comprimento aumentou em 8 cm, chegando a 4,71 metros, e o entre-eixos foi ampliado em 5 cm, totalizando 2,75 metros, o que deve garantir mais conforto aos ocupantes.

Apesar da Toyota ter confirmado o desenvolvimento de novos motores, eles não estarão no Corolla 2026 chinês, ao menos neste primeiro momento. O sedã será lançado com o 2.0 aspirado de quatro cilindros, da família Dynamic Force. Neste caso, é uma variação do motor usado no Brasil e que já equipa o Corolla Cross por lá, entregando 171 cv.

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Projeção do novo Corolla feita pelo canal TheottleReprodução/Internet
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A opção híbrida terá o 1.8 aspirado de ciclo Atkinson, que gera 98 cv. O documento não revela a potência do motor elétrico e nem a potência combinada de todo o conjunto. O sistema híbrido utilizará uma nova bateria NMC fornecida pela BYD,  mais moderna que a antiga e cuja capacidade não foi revelada – o Corolla atual tem uma bateria de 1,3 kWh.

Mesmo que não tenha revelado todos os dados sobre a motorização, o MIIT já divulga o consumo oficial do sedã. O rendimento fica entre 22,5 km/l na versão mais pesada, de 1.405 kg, e com pneus 225/45 R17; e pode chegar a 24,2 km/l na variante com pneus 195/65 R15 e que pesa 1.380 kg.

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Estes motores devem ser utilizados apenas na China. A Toyota trabalha em novos propulsores, inclusive um 1.5 para as versões híbridas de entrada para o mercado japonês. Há rumores sobre uma inédita variante híbrida plug-in, equipada com o novo 1.5 turbo e que, segundo rumores, terá uma autonomia acima de 2.000 km, para igualar-se à eficiência dos PHEVs chineses.

O fato do sedã já ter sido homologado na China indica que a apresentação não deve demorar. Até agora, falava-se de uma estreia em 2026, o que ainda faz sentido, considerando os prazos normais da Toyota. O novo Corolla chegará às lojas no Japão e outros mercados ao longo do ano que vem. No caso do Brasil, o lançamento ficará apenas para 2027. Até lá, a fabricante focará na estreia do Yaris Cross, no mês que vem, e na inédita picape intermediária.

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