As regras de emissões forçaram a Volkswagen a encerrar a venda de carros com o motor 1.6 MSI, agora restrito à picape Saveiro. O mesmo não acontece em outros mercados da América Latina, onde o propulsor não só ainda é utilizado e como é utilizado pelo Tera, em uma versão que não teremos por aqui.
Batizada como Tera Trend, a versão de entrada é equivalente ao Tera 1.0 MPI vendido no Brasil, com quase os mesmos equipamentos. Conta com seis airbags, piloto automático, faróis de led, ar-condicionado, volante com ajuste de altura e profundidade, central multimídia de 10”, painel de instrumentos digital de 8”, espelhos laterais com ajustes elétricos e sensor de estacionamento traseiro.

Há uma pequena diferença de equipamentos entre o modelo para a Argentina e o brasileiro. Por lá, o Tera básico usa rodas de 16” com pneus 205/60, enquanto aqui é equipado com rodas de 15” e pneus 185/65. Para compensar, o nosso Tera 1.0 MPI tem frenagem automática de emergência de série, item vendido como opcional na Argentina.

A ausência da frenagem automática de emergência inclusive é uma particularidade do mercado argentino, o único de toda a América Latina que ficou sem o item de segurança. Isto foi indicado primeiramente pelo Latin NCAP, no resultado do teste de colisão do SUV de entrada.
Mesmo sem o equipamento na Argentina, o carro recebeu a nota máxima de cinco estrelas. O protocolo determina que o sistema de segurança deve estar em 55% das unidades produzidas e vendidas na região para que seja avaliado e o veículo possa pontuar.
O Tera Trend deixa de lado o 1.0 MPI para usar o 1.6 MSI, que na configuração oferecida na Argentina entrega 110 cv e 15,8 kgfm, combinado ao câmbio manual de cinco marchas. É uma diferença considerável no desempenho, já que o 1.0 gera 84 cv e 10,3 kgfm. A Volkswagen não divulga a velocidade máxima ou aceleração de 0 a 100 km/h desta versão.
Na Argentina, o Volkswagen Tera parte de 29.900.000 pesos, o equivalente a R$ 112.436 em conversão direta. Como comparação, a versão 1.0 MPI vendida no Brasil custa R$ 105.890, um valor bem próximo ao praticado no mercado argentino.