Príncipe Harry faz viagem surpresa à Ucrânia e apoia soldados feridos

O príncipe Harry, duque de Sussex, fez uma visita surpresa à capital ucraniana, Kiev, nesta sexta-feira (12/9), em meio à guerra no país contra a Rússia. Segundo o The Guardian, o príncipe foi convidado pelo governo da Ucrânia, e o objetivo da viagem é apoiar os soldados feridos no conflito.

Harry chegou a Kiev em um trem noturno nesta madrugada, acompanhado da equipe da sua própria fundação, a Invictus Games, voltada ao apoio psicológico e à reabilitação física de militares lesionados em combates.

Leia também

O príncipe declarou ao jornal britânico que não pode parar a guerra, mas fará tudo o que estiver ao alcance para “ajudar no processo de recuperação”.

“Podemos continuar a humanizar as pessoas envolvidas nesta guerra e o que elas estão passando. Precisamos manter isso em mente. Espero que esta viagem ajude a conscientizar as pessoas, porque é fácil se tornar insensível ao que está acontecendo”, acrescentou Harry.

O duque deve se reunir com a primeira-ministra ucraniana, Yulia Svyrydenko, e com quase 200 veteranos do país, que está em conflito com a Rússia há mais de três anos.

Reencontro com o pai

A visita à Ucrânia ocorre dois dias depois que o príncipe reencontrou o pai, o rei Charles. Eles não de viam desde fevereiro de 2024, quando o monarca anunciou o diagnóstico de câncer de tipo não revelado. A reunião entre os dois ocorreu na Clarence House, residência real, em Londres.

Em um artigo, o portal britânico Express publicou que o rei Charles III e o caçula conversaram por “pouco menos de uma hora”.

Harry se afastou da família real e vive nos Estados Unidos desde 2020 com a esposa, Meghan Markle, e os dois filhos do casal.