Jeep vai imitar Fiat e fazer um novo carro baseado em um SUV chinês

É possível que a Stellantis produza um novo SUV off-road da Jeep em parceria com a estatal Dongfeng Motor Group para o mercado chinês, o veículo utilizaria a tecnologias das marcas premium: Voyah e M-Hero. A joint venture utilizará da mesma estratégia do projeto Freelander da Chery e Jaguar Land Rover, e a previsão é que o primeiro carro seja lançado no primeiro trimestre de 2027, com um ciclo de desenvolvimento de 18 meses.

A antiga Jeep na China, era uma joint venture entre a marca e a GAC, que declarou falência em 2022. Agora, a responsável por comercializá-la será a parceria entre a Stellantis e a Dongfeng Motor, que já existe a algum tempo e já produz Citroën e Peugeot na China. Em julho, Antonio Filosa, CEO da multinacional visitouas instalações da Dongfeng Motor e afirmou que a cooperação com a montadora seria a chave para acelerar o processo de eletrificação da marca.

Dongfeng Z9
Dongfeng/Divulgação

A Stellantis ficará responsável pelo design do projeto, enquanto a Dongfeng cuidará do desenvolvimento das tecnologias centrais do veículo como, trem de força, sistemas de infoentretenimento e recursos de condução autónoma.

Compartilhe essa matéria via:

Continua após a publicidade

O modelo da Jeep adotará tecnologias do recém-lançado M-Hero 817, SUV de 5,1 m de comprimento, 1,9 m de largura e altura, com um entre-eixos de 3 m. O carro tem direção traseira e um console central de 15,6 polegadas equipado com o sistema Harmony OS 5 da Huawei.

Dongfeng M-Hero 1.
Dongfeng M-Hero 1.Divulgação/Quatro Rodas

O veículo é um híbrido plug-in com um motor 1.5 e dois motores elétricos que juntos tem uma potência combinada de 505 kW, com 677 cv e 86,5 kgfm. Só com o motor elétrico sua autonomia declarada é de 215 km, já com a função híbrida ela chega a 1.365 km.

Continua após a publicidade

A Dongfeng diz que ainda negocia a possibilidade com a Stellantis e que nada está definido. Por isso, não se sabe se este novo SUV seria algo exclusivo para a China ou se chegará a outros mercados.

Não é uma estratégia estranha para a Stellantis, que já usou a Changan Hunter como base para criar a picape Fiat Titano e, no ano que vem, lançará uma versão da Ram, retomando o nome Dakota.

Publicidade