Lula decide indicar Jorge Messias, da AGU, para vaga de Barroso no STF

Entre os possíveis candidatos à vaga de Barroso, Messias era o nome com maior proximidade de Lula

O presidente Lula decidiu indicar Jorge Messias, atual ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), para assumir uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). A confirmação veio de pelo menos cinco auxiliares e aliados do petista.

Messias deve ocupar o lugar do ministro Luís Roberto Barroso, que se aposentou antecipadamente aos 67 anos — embora pudesse permanecer no cargo até os 75. A expectativa é que o anúncio oficial seja feito em breve, após o qual Messias passará pela sabatina no Senado, que definirá se aprova ou não sua nomeação.

Entre os possíveis candidatos à vaga de Barroso, Messias era o nome com maior proximidade de Lula e contava com forte apoio de lideranças do PT.

O ministro, procurador da Fazenda Nacional desde 2007, tem 45 anos, o que permite, pelas regras atuais, que permaneça no STF por até 30 anos. Messias assumiu a AGU em janeiro de 2023, no início do terceiro mandato de Lula, e já havia ocupado o cargo de subchefe para Assuntos Jurídicos da Presidência (SAJ) durante o governo Dilma.

A escolha de Messias significa que Lula optou por não indicar o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que contava com apoio de ministros do STF como Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes.

A Secretaria de Imprensa do Planalto afirmou que não comenta sobre indicações presidenciais ao STF e que não há anúncios previstos para esta quinta-feira (16/10). Por sua vez, Messias negou ter recebido qualquer convite, afirmando que a informação se trata de especulação, embora a coluna mantenha a apuração.