Toyota rival do Citroën Ami poderá ser produzido com incentivo do Reino Unido

A Toyota está de olho no sucesso e nas soluções de mobilidade propostas pelos pequenos e carismáticos Citroën Ami, Fiat Topolino e Opel Rocks-E, na Europa. Por isso, apresentou o seu próprio quadriciclo leve elétrico que, por sua vez, caminha para ter produção financiada pelo governo do Reino Unido.

Revelado ainda em forma de conceito, o FT-Me guarda, segundo a marca, muito do que poderá se tornar realidade. É possível esperar que o modelo final de produção mantenha as linhas angulosas e os vincos pronunciados, bem como as dimensões – são menos de 2,5 metros de comprimento. O uso de materiais reciclados e sustentáveis também seguirá.

Toyota FT-Me
Divulgação/Toyota

Não há informações sobre a mecânica, mas, para se enquadrar como um quadriciclo leve (como Ami, Topolino e Rocks-E), a potência não pode passar dos 5 cv e, a velocidade máxima, dos 45 km/h. Nesta categoria, chamada de L6e na Europa, é permitida a condução por pessoas a partir dos 14 anos de idade, o que também varia entre países.

Compartilhe essa matéria via:

Continua após a publicidade

A marca estima apenas o alcance de 100 km, que pode aumentar em até 30 km em dias ensolarados, com energia gerada pelas placas solares instaladas no teto, solução que também pretende seguir no modelo final.

Toyota FT-Me
Divulgação/Toyota

Apesar das intenções e de o conceito estar próximo a um carro final, o Toyota FT-Me ainda não tem data confirmada para produção, já que depende de estudos de viabilidade, – que incluem um financiamento, já que se trata de um veículo feito do zero para mercados específicos, em produção limitada.

Continua após a publicidade

Além disso, o apelo de mobilidade cria cenários de ajuda no tráfego e no meio ambiente, já que ele promete uma redução de 90% na pegada de carbono em relação a carro elétricos convencionais. Tudo isso pode interessar a governos europeus, e é o que pode acontecer: o Reino Unido anunciou uma doação de cerca de US$ 20 milhões no projeto, o que pode ajudar a torná-lo realidade.

Toyota FT-Me
Toyota FT-MeDivulgação/Toyota
Continua após a publicidade

O investimento será através do programa Drive35, administrado pela ONG Advanced Propulsion Centre, apoiando um consórcio liderado pela Toyota. Também haverá apoio a ELM, empresa especialista em veículos elétricos leves, além da Universidade de Derby e a empresa Savcor, de tecnologia solar.

Com isso, serão feitos estudos para atestar a viabilidade do projeto FT-Me, todos realizados na fábrica da Toyota em Burnaston, em Derbyshire, no Reino Unido. Lá, inclusive, poderá acontecer a produção limitada do modelo, caso o projeto seja aprovado.

Publicidade