O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou nesta segunda-feira (20) Rodrigo Paz, eleito presidente da Bolívia após o pleito realizado no domingo (19). Paz venceu com uma proposta de governo de centro-direita, marcando uma nova fase política no país.
Em publicação na rede social X, Lula destacou o caráter pacífico do processo eleitoral boliviano. “A conclusão do processo eleitoral em clima de tranquilidade e harmonia demonstra o compromisso da sociedade boliviana com a democracia, que deve seguir norteando toda a nossa região”, escreveu o presidente.
O líder brasileiro também informou ter encaminhado uma carta oficial a Rodrigo Paz, reforçando o interesse do governo em manter uma relação próxima e cooperativa entre os dois países. “O presidente eleito pode contar com o meu compromisso de seguir trabalhando em benefício de nossas relações bilaterais e de cooperação em temas de interesse mútuo. A Bolívia é parceira fundamental do Brasil na construção de uma América do Sul mais integrada, justa e solidária”, afirmou Lula.
Antes da manifestação do brasileiro, o presidente da Argentina, Javier Milei, também comemorou o resultado. Para ele, a vitória de Paz simboliza “o anseio da região por liberdade e progresso”. “Este é um dia histórico para a Bolívia, que deixa para trás 20 anos do modelo fracassado do ‘socialismo do século 21’, que tanto prejudicou nossa região. A Bolívia se reintegrará ao mundo livre, em um caminho focado na abertura econômica, no combate à corrupção e à insegurança e no fim da era do desperdício estatal”, publicou o líder argentino.
Com a eleição de Rodrigo Paz, chega ao fim um longo ciclo de governos de esquerda na Bolívia, tendo o ex-presidente Evo Morales como sua principal figura política. Em seu discurso da vitória, o novo presidente declarou que “ideologia não dá de comer”. Segundo ele, “o que dá de comer é o direito ao trabalho, instituições fortes e segurança jurídica”.