BYD Yuan Pro vira híbrido plug-in e antecipa futuro do Dolphin

Depois da aparição da segunda geração do BYD Dolphin, que deverá ganhar versões híbridas plug-in, novas informações sobre a motorização apareceram na Europa graças ao BYD Atto 2, ou melhor dizendo, Yuan Pro.

O Yuan Pro é tido como o SUV do Dolphin pelo compartimento de peças com o hatch. E, ao contrário do Brasil, ele é chamado de Atto 2 na Europa. Agora, a marca divulgou um comunicado sobre novidades para o SUV.

BYD Dolphin 2027
Aparentemente, a traseira preserva detalhes do design da atual geraçãoWeixin/Reprodução

Assim como o futuro Dolphin, o Yuan Pro ganhará versões com sistema híbrido plug-in. Apesar do comunicado, a fabricante chinesa ainda não deu muitos detalhes sobre a novidade.

Em seu comunicado, apenas relatou que o Atto 2 DM-i, sigla para Dual Mode-intelligent, justamente o sistema híbrido da marca, irá “redefinir” o segmento de SUVs compactos graças a uma autonomia puramente elétrica de até 90 quilômetros.

Continua após a publicidade

Segundo a imprensa europeia, serão ao menos duas versões com variação da capacidade da bateria. Algo parecido com o que temos com o BYD Song Pro GL e GS, que se diferenciam justamente na capacidade da bateria e em nível de equipamentos.

byd yuan pro
O Yuan Pro tem exatamente o mesmo porte de um Nissan KicksFernando Pires/Quatro Rodas

Além da autonomia elétrica, a BYD reforçou que as novas configurações alcançarão até 1.020 quilômetros considerando tanque cheio de gasolina e carga completa da bateria que alimenta o motor elétrico de tração.

Continua após a publicidade

Apesar disso, não foi informado qual motor a combustão será utilizado, por exemplo. A BYD ainda informou que visualmente haverá novidades para distinguir a configuração elétrica das variantes híbridas.

Entre as mudanças, são há um novo para-choque, com entradas de ar maiores para resfriamento do motor a combustão. Inclusive, a marca promete que o tom de azul presente na foto de abertura da matéria será exclusivo do Yuan Pro PHEV.

byd yuan pro

Continua após a publicidade

A expectativa é que o SUV seja apresentado ao mercado europeu em novembro, mas com entregas marcadas para o começo de 2026. O modelo seria uma boa adição ao catálogo da marca no Brasil para tentar fazer o Yuan Pro ganhar volume de vendas.

Até setembro, o BYD Yuan Pro foi emplacado em 3.639 oportunidades, o que representa menos da metade das vendas do Dolphin, ambos puramente elétricos. Na comparação com o Song Pro, irmão maior e híbrido plug-in, a desvantagem é ainda mais impactante, uma vez que o SUV médio foi vendido em 14.563 oportunidades somente na versão topo de linha GS.

Publicidade