Metade dos Tesla Model 3 usados são reprovados em inspeção obrigatória na Finlândia

Os carros elétricos conquistaram espaço nas ruas da Finlândia e, ao que tudo indica, estão prestes a se tornar maioria entre os novos registros do país. Porém, o avanço na popularidade veio acompanhado de um dado inesperado, os carros elétricos estão apresentando um pior desempenho nas inspeções obrigatórias que toda a frota com quatro anos de idade deve passar. Dentre todas as marcas, a que acumula mais reprovações é a Tesla.

De acordo com a Traficom, agência finlandesa de transportes, 16% dos carros elétricos com quatro anos de uso foram reprovados na primeira vistoria em 2024. Entre os veículos a gasolina, a taxa foi de apenas 5%, enquanto os modelos a diesel registraram 11%. Mesmo os híbridos, que combinam motor elétrico e a combustão, têm se saído melhor. A explicação não está nas baterias ou nos sistemas eletrônicos, mas sim em componentes bem mais tradicionais: estrutura e suspensão.

Model S Dark Knigth
Unplugged/Divulgação

Os inspetores afirmam que muitos elétricos são construídos sobre plataformas inicialmente pensadas para carros a combustão. Ao receber o conjunto de baterias (pesado e volumoso), essas bases sofrem mais com o tempo, o que compromete o desempenho em testes de segurança e estabilidade. O desgaste é acelerado por condições climáticas severas, típicas do norte europeu.

O Tesla Model 3, por exemplo, foi reprovado em quase metade das inspeções realizadas: 49% dos exemplares não passaram no primeiro teste. O Model S aparece com 16% de reprovação e o Model X, com 14%.

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Para efeito de comparação, elétricos de outras marcas, como Renault Zoe (19%) e Porsche Taycan (12%), também enfrentaram dificuldades, mas em escala bem menor. No outro extremo, alguns modelos se destacaram pelo bom desempenho: Kia Niro, Volvo XC40, Volkswagen Golf e Hyundai Ioniq registraram apenas 4% de falhas.

Kia Niro
Fernando Pires/Quatro Rodas

Mesmo com as reprovações, os elétricos continuam crescendo em presença no mercado finlandês. A expectativa é que, já no próximo ano, superem os carros a gasolina entre os novos emplacamentos. Hoje, a diferença é de apenas cinco pontos percentuais — uma distância que se estreita rapidamente à medida que o país investe em infraestrutura de recarga e incentivos fiscais.

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No entanto, a Tesla, marca que simbolizou a virada elétrica na Finlândia durante a década de 2020, vive um momento oposto. Depois de anos liderando as vendas, a montadora norte-americana despencou para o quarto lugar no ranking de registros de novos veículos entre janeiro e agosto de 2025. As vendas caíram 58% em relação ao mesmo período do ano anterior. Enquanto isso, Volkswagen, Skoda e Volvo dispararam.

Tesla-Model-Y-Performance
Divulgação/Tesla

Analistas do setor apontam que a queda da Tesla vai além das questões técnicas. A imagem do proprietário, Elon Musk, cada vez mais envolvido em debates políticos e controversos, tem afetado a percepção da marca em diversos mercados. Somam-se a isso reclamações recorrentes sobre qualidade de montagem, acabamento e confiabilidade de componentes.

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